19 de Maio de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Caminhada vai alertar para fatores de risco do AVC

22 de Março 2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai promover, no dia 30 de março, a partir das 9h00, uma caminhada que visa alertar a comunidade para os fatores de risco do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Organizada pela Unidade de AVC do Serviço de Neurologia, este evento decorre no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Doente com AVC, que se celebra no dia 31.

Com esta caminhada comemorativa, a quinta que realiza, pretende sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal, especialmente em relação aos fatores de risco, aos sinais de alarme e modo de atuar perante os sinais. Considerando que esta é uma realidade ainda muito desconhecida, a Unidade de AVC do Serviço de Neurologia do CHUC considera que “é fundamental insistir em campanhas de sensibilização para a população e relembrar que os principais fatores de risco são evitáveis se adotarmos um estilo de vida mais saudável”.

É precisamente essa mensagem que quer veicular com a caminhada do dia 30, iniciativa gratuita que começa no polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra, e que é aberta a toda a comunidade. A concentração está marcada para as 9h00 e a caminhada começa 45 minutos depois, num percurso de cerca de nove quilómetros que segue em direção à Praça da República, Rua Padre António Vieira, Museu Nacional Machado de Castro, Sé Velha, Arco de Almedina, Baixa e Parque Verde. No regresso, o grupo vai passar pela Mata do Botânico, Arco da Traição, Jardim da Sereia e HUC, onde deve chegar por volta das 13h15.

O AVC continua a ser a principal causa de mortalidade e morbilidade no nosso país. De acordo com os dados divulgados, por hora, três portugueses sofrem um AVC e 40 por cento dos sobreviventes ficam dependentes de terceiros para as atividades básicas da vida diária.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM