A Câmara Municipal de Coimbra consignou, anteontem, a requalificação das ruas Direita e da Nogueira, localizadas na Baixa, o que compreende um investimento de mais de meio milhão de euros e um prazo de execução de 180 dias.
Estas intervenções, que deverão arrancar em breve, estão incluídas na operação “Rua para Todos” integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), que visa a “valorização do espaço público e modernização de infraestruturas”.
A obra foi consignada à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda, vencedora do concurso público, e vai centrar-se na renovação dos pavimentos, reformulação das infraestruturas e aumento do conforto para a mobilidade pedonal, nas duas vias que ligam a Praça 8 de Maio à Rua do Carmo – a Direita e da Nogueira.
Vão, ainda, ser intervencionadas para renovação a rede de drenagem de águas pluviais, a realização de novas infraestruturas, incluindo a reformulação das redes de abastecimento de energia elétrica e de telecomunicações, enterrando os cabos aéreos e a rede de distribuição de água. No largo, delimitado pelas ruas João Cabreira e Arco do Ivo, o projeto prevê a plantação de uma árvore de fruto e a instalação de dois bancos de jardim.
“A requalificação do espaço público, que vai desde o coração da cidade até à Universidade de Coimbra, pretende aumentar a qualidade de vida, principalmente, desta zona que estava abandonada”, explicou o presidente da Câmara, Manuel Machado, considerando “essencial a renovação do espaço público”.