A Câmara Municipal de Coimbra vai reabilitar dois imóveis municipais situados na Baixa, um destinado a habitação, na Rua da Louça, e outro à instalação de serviços municipais, na Rua Ferreira Borges e Praça do Comércio.
O auto de consignação das empreitadas foi assinado, na semana passada, pelo presidente da autarquia, Manuel Machado, e pelos representantes das firmas adjudicatárias, numa sessão que contou ainda com a presença dos vereadores Carlos Cidade e Francisco Queirós.
De acordo com a autarquia, a recuperação do edifício da Rua da Louça, 85-60, destinado à habitação, tem um custo de 111.593,55 euros (+IVA) e um prazo de execução de 210 dias. Já a empreitada do edifício, com fachadas na Rua Ferreira Borges, 18 a 24, e na Praça do Comércio, 65 e 67, destinado à instalação de serviços municipais, tem um custo previsto de 319.988,71 euros (+IVA) e um prazo de execução de 360 dias.
No caso do imóvel da Rua da Louça, os trabalhos contemplam a substituição/reforço do vigamento, colocação de pavimentos em madeira, aplicação de rebocos exteriores à base de cal e recuperação/substituição dos vãos. O Município adianta ainda que o piso referente às águas furtadas será também intervencionado, permitindo dotá-lo de melhores condições de habitabilidade. Concluída a requalificação, o imóvel ficará configurado como T1 com espaço de sala e cozinha no rés-do-chão, instalação sanitária num piso intermédio, ficando o segundo piso com o quarto e águas furtadas.
Quanto ao edifício com acesso principal pela Rua Ferreira Borges, composto por subcave (acesso pela Praça do Comércio), cave, rés-do-chão, 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e sótão, num total de sete pisos mais sótão, a intervenção visa substituir a estrutura da cobertura e sótão, substituir os matérias de revestimentos das paredes e tetos, e ao nível das redes de infraestruturas e da atualização das instalações eletromecânicas, adaptando-o para receber os serviços municipais da área de habitação do Departamento de Desenvolvimento Social e Ambiente (entrada pela Praça do Comércio), e de um posto de turismo municipal do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo (entrada pela Rua Ferreira Borges).