27 de Fevereiro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara melhora acessos pedonais aos Hospitais da Universidade de Coimbra

21 de Julho 2020

Começa hoje a requalificação de passeios na Alameda Armando Gonçalves, uma intervenção da Câmara de Coimbra que visa aumentar a segurança e o conforto do percurso e eliminar barreiras a pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente o acesso a portadores de cadeira de rodas ou carrinho de bebé no caminho para os Hospitais e Polo III da Universidade de Coimbra, mas que também é muito utilizado para acesso à Escola Básica Martim de Freitas e a vários outros serviços instalados na zona de Celas.

Esta é uma operação global e integrada de requalificação de passeios na Alameda Armando Gonçalves, no sentido ascendente, no troço entre a Praceta Mota Pinto e a Praça Machado de Assis. De acordo com a autarquia, esta intervenção inclui a remoção de algumas espécies arbóreas que estão alinhadas no meio do passeio e que fruto do seu crescimento a caldeira já ocupa praticamente toda a largura do espaço pedonal, impedindo a circulação em segurança dos muitos peões que passam nesta via e que várias vezes optam por circular na estrada.

O facto de existir uma boa cobertura arbórea no talude da Escola Básica Martim de Freitas é um fator que atenua os impactos desta remoção, pois toda esta área continuará a ser bastante arborizada com exemplares de grande porte (choupos e pinheiros).

“Esta é uma requalificação pontual de uma situação perigosa e de urgente resolução para reposição das condições de segurança na mobilidade pedonal, uma vez que a Alameda Armando Gonçalves será alvo de uma profunda requalificação brevemente, no âmbito da empreitada de implementação da Linha do Hospital do Sistema de Mobilidade do Mondego”, explica o Município.

De acordo com o estudo prévio já aprovado, o canal metrobus será implementado no eixo da via e terá um separador central verde e arborizado, ficando as faixas de rodagem a ocupar as laterais, estando ainda prevista a execução e reperfilamento de novos passeios em ambos os sentidos.

Recorde-se que por toda a cidade estão em curso obras de melhoria da mobilidade pedonal que incluem várias ações de plantação e replantação de árvores no âmbito do Plano de Arborização que decorre até ao final de 2020, no qual está prevista a plantação de, pelo menos, 2.600 árvores por todo o concelho.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM