18 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara entrega casas a 16 famílias com baixos recursos

9 de Outubro 2020

A Câmara Municipal de Coimbra entregou habitações a 16 famílias do concelho com baixos recursos. Os contratos de arrendamento foram formalizados na sexta feira e o conjunto de apartamentos engloba T0, T1, T2 e T3, situados no Bairro de Celas, num prédio na Rua Bernardo Albuquerque, no “Parque Nómada” – Centro de Estágio Habitacional, no Bairro do Ingote e no Bairro da Misericórdia.

De acordo com a autarquia, no Bairro de Celas foram entregues seis casas, quatro de tipologia T2 e duas T3; no prédio na Rua Bernardo Albuquerque quatro (um T0, um T1 e dois T3); no “Parque Nómada” – Centro de Estágio Habitacional quatro (T3); no Bairro do Ingote uma (T3); e no Bairro da Misericórdia uma (T1).

Na sessão de assinatura dos contratos de arrendamento, que decorreu no Salão Nobre da autarquia com o devido distanciamento social e cumprimento das regras e orientações das autoridades de saúde, o presidente da Câmara, Manuel Machado, sublinhou que “quem faz os bairros são os moradores”, apelando, por isso, a todos para que “criem boas relações de vizinhança”.

“Esperamos que vocês deem o vosso contributo para que haja boas relações de vizinhança e boa qualidade de vida”, reforçou o presidente, que esteve acompanhado pelo vereador responsável pelo pelouro da Habitação, Francisco Queirós. Manuel Machado salientou a importância de mais 16 famílias passarem a ter alojamento a custo controlado, considerando, contudo, que a autarquia precisaria de dispor de muitas outras habitações para poder fazer face às necessidades. “Quem me dera poder estar a entregar hoje 500 casas”, afirmou.

O autarca disse, ainda, que apesar da “época difícil” marcada pela Covid-19 obrigar a cuidados especiais, “não podemos ter medo”. Prometeu também que, “a seu tempo”, assim que a pandemia o permita, irá visitar os bairros e as habitações e ver se tudo está a correr bem, não obstante o trabalho diário dos serviços.

O arrendamento de habitações a custos controlados inscreve-se na política solidária que tem vindo a ser desenvolvida pela autarquia e que visa o combate à pobreza e exclusão social através da promoção do acesso à habitação.

Recorde-se que a Câmara tem vindo a reabilitar diversas habitações sociais, designadamente no Bairro de Celas, num investimento superior a 2,6 milhões de euros e que, depois de concluída, representa uma recuperação de 73 por cento das habitações desse bairro.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM