A Câmara Municipal de Penacova anunciou que vai continuar a suspender todos os eventos promovidos pelo Município até que haja novas orientações em termos de saúde pública. Esta medida surge na sequência da situação de pandemia provocada pela Covid-19 e visa, como refere o presidente Humberto Oliveira, “preservar e salvar vidas”.
O autarca reconhece a importância que estas iniciativas têm para a dinamização da economia local, do associativismo e para o convívio entre munícipes, mas sublinha que a prioridade neste momento é “o combate a esta pandemia e o consequente bem-estar da população”, revelando que, para tal, “o Município está a criar um Fundo de Emergência Municipal para apoiar e diminuir o impacto nas famílias, empresas, Bombeiros Voluntários, Instituições Particulares de Solidariedade Social, com as verbas que estavam anteriormente alocadas a eventos que vêm sendo cancelados”.
O executivo justifica a decisão tendo em conta o atual estado de situação e a imprevisibilidade que a Covid-19 tem em propagar-se, evitando a aglomeração de grande número de pessoas no mesmo espaço. Assim, eventos como o Encontro de Marchas Populares, as Festas do Município, atividades no Centro Cultural, a Gala do Desporto e concertos no Mosteiro de Lorvão estão, para já, suspensos.