18 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara de Montemor remodela sistema de rega em Pereira

15 de Janeiro 2021

Combater o desperdício, preservar o meio ambiente e reforçar o combate às alterações climáticas são algumas das metas que estão na base do projeto de remodelação do sistema de rega da Urbanização Quinta de São Luiz, em Pereira. Realizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, este investimento ronda os 150 mil euros e vai possibilitar que os espaços verdes da urbanização tenham um sistema de rega autónomo, abastecido a partir de uma captação nova, de água não tratada.
Assim, a intervenção vai fazer com que passem a existir duas redes de abastecimento distintas, uma para o abastecimento domiciliário (água tratada) e outra para a rega dos espaços verdes (água não tratada), contribuindo, deste modo, para a poupança energética, defesa do meio ambiente e promoção do combate ao desperdício.

A alteração em curso, com a respetiva separação das redes, pretende, igualmente, dar uma maior eficácia e fiabilidade aos dois sistemas. Assim, ao funcionarem em redes separadas, em eventuais avarias, vai ser possível proceder à sua reparação sem que esta ponha em causa o abastecimento da rede pública domiciliária de água e vice-versa.

Esta ação é realizada ao abrigo do projeto “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”, liderado pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, sendo cofinanciada pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O Município de Montemor-o-Velho continua assim, mesmo em tempo de pandemia, a avançar com os projetos que considera “essenciais para o futuro do concelho e para o bem-estar dos munícipes, promovendo a retoma e o crescimento da economia”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM