24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara de Coimbra reduz preço da fatura da água

30 de Abril 2020

A Câmara Municipal de Coimbra vai reduzir o preço da fatura da água, de forma a apoiar as famílias, empresas de comércio, indústria e serviços e também as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s). Esta ajuda vai vigorar nos meses de abril, maio e junho e é mais um apoio assegurado pela autarquia, presidida por Manuel Machado, perante os impactos negativos da pandemia da Covid-19.

O Município de Coimbra recorda que não sobe o preço da água desde 2013 e, no atual contexto, decidiu reduzir o valor das faturas da água nestes três meses, numa medida que, segundo adianta, deverá ter um “impacto financeiro de cerca de um milhão de euros”.

Esta medida foi determinada por despacho do presidente da Câmara, depois de ouvido o Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Coimbra. De acordo com a autarquia, “determina a isenção do pagamento dos consumos mensais correspondentes ao 1.º escalão da tarifa variável de água a todos os cerca de 76.000 consumidores domésticos”. Na prática, acrescenta, “esta medida resulta na atribuição gratuita às famílias de 5.000 litros de água por mês, sendo faturada apenas a água que for consumida para além desta quantidade, de acordo com o tarifário em vigor”.

Relativamente às empresas de comércio, indústria e serviços será aplicada a isenção do pagamento das tarifas fixas de água e saneamento, tendo também em consideração que parte considerável destas cerca de 7.000 empresas estão ou estiveram encerradas por determinação do estado de emergência.

Já para as cerca de 180 IPSS de Coimbra, para além de normalmente já usufruírem de um tarifário mais favorável, Manuel Machado determinou “tarifa zero”, o que significa “a isenção total do pagamento da tarifa fixa e da tarifa variável de água e saneamento, como uma medida de apoio e incentivo ao trabalho que estas desempenham no apoio à comunidade mais idosa e com necessidades”.

Estas medidas, ratificadas na reunião da Câmara de segunda feira, vão ser operacionalizadas pela empresa municipal Águas de Coimbra. A autarquia ressalva que as faturas já emitidas e eventualmente pagas relativamente ao mês de abril vão ser regularizadas nos meses seguintes, aplicando-se na mesma a isenção determinada.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM