17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara de Coimbra quer aumentar e criar zonas industriais no concelho

28 de Abril 2023

A Câmara Municipal de Coimbra quer aproveitar o próximo Quadro Comunitário para aumentar zonas industriais já existentes e criar espaços no concelho, afirmou o presidente José Manuel Silva.

“Queremos aumentar e criar novas zonas industriais”, disse o autarca no final da primeira reunião do Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra, que junta representantes de várias empresas e instituições do concelho, bem como de personalidades indicadas pela autarquia.

Segundo o edil municipal, nesta primeira reunião foi apontada, por parte dos intervenientes, a falta de zonas empresariais e industriais, notando que os espaços empresariais existentes “são pequenos e com áreas para instalação de empresas de pequena dimensão”.

“Coimbra não aproveitou o PT2020 para aumentar as áreas de instalação de indústria e foi referida a necessidade de aproveitar o PT2030”, salientou José Manuel Silva.

Para além dessa lacuna, faltam também “espaços de escritórios” na cidade, em “open space”, de grande dimensão, que permitam acomodar 200, 300 ou 400 pessoas”. “Lisboa sentiu durante um período essa falta de prédios de escritórios e resolveu o problema. Coimbra precisa de fazer esse caminho”, notou.

De acordo com o presidente da Câmara, apesar de a atração de empresas para o concelho estar “condicionada pela falta de espaços, a autarquia tem feito um trabalho de identificação de espaços disponíveis”. “A Câmara dispõe agora de um dossiê com mais de 200 páginas com espaços transacionáveis de habitação, de escritórios e de esqueletos industriais para mostrar aos empresários”, vincou.

José Manuel Silva realçou ainda a importância da constituição do conselho estratégico. “É importante ter empresas e instituições tão heterogéneas a falar em conjunto. É fundamental trabalharmos em conjunto para a promoção do desenvolvimento do concelho”, salientou.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM