A Câmara Municipal de Coimbra aposta na melhoria do atendimento e do acompanhamento aos cidadãos e empresas que pretendam obter informações e esclarecimentos sobre processos urbanísticos, através da realização de reuniões por videoconferência, em complemento ao atendimento presencial e telefónico, que podem ser já agendadas.
Esta medida da autarquia tem em conta também a evolução da pandemia da covid-19 e todos os constrangimentos que lhe estão inerentes. A autarquia explica que, com esta iniciativa, pretende “promover uma maior proximidade entre os serviços municipais e os cidadãos e empresas, designadamente, pelas alterações e constrangimentos que se têm vindo a sentir no atendimento presencial devido ao cumprimento das medidas de contingência no âmbito do combate à pandemia covid-19”.
Considera também que, nos tempos atuais, em que se privilegiam as novas tecnologias e outros canais e formas de comunicação, estes sistemas terão “toda a oportunidade para o futuro, evitando aos cidadãos os eventuais transtornos de se deslocarem fisicamente à Câmara Municipal de Coimbra para obterem quaisquer esclarecimentos, informações ou até apresentar reclamações”.
A autarquia decidiu, assim, investir em sistemas de videoconferência, passando a dar resposta através de reuniões presenciais e telefónicas mas também por videoconferência. O atendimento (seja presencial, telefónico ou por videoconferência), pode ser agendado através do e-mail atendimento.urbanismo@cm-coimbra.pt, do telefone 239 857 500 ou nos Balcões de Atendimento ao Público da Câmara (Praça 8 de Maio e Loja do Cidadão).