20 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara de Coimbra lança concurso para remover amianto das escolas

4 de Setembro 2020

A Câmara Municipal de Coimbra anunciou, esta terça feira, que já lançou todos os concursos públicos para a remoção de fibrocimento em oito escolas de várias freguesias do concelho. Esta intervenção, orçada em cerca de 800 mil euros, vai decorrer nos Jardins de Infância de Brasfemes e da Solum; nas Escolas Básicas (EB) Eugénio de Castro, de Ceira, de S. Silvestre e de Trouxemil; e na escola Secundária Jaime Cortesão.

Nos Jardins de Infância de Brasfemes e da Solum, nas EB Eugénio de Castro, de Ceira, de São Silvestre, de Taveiro e de Trouxemil e na Escola Secundária Jaime Cortesão as obras preveem a remoção global de aproximadamente 13.000 metros quadrados (m2) de fibrocimento (que tem amianto).

A EB Eugénio de Castro, que foi alvo de um concurso público, prevê um investimento de 369 mil euros. De acordo com a autarquia, a obra “será executada de forma faseada, bloco a bloco, para minimizar os impactos na vida normal da comunidade educativa”. A intervenção consiste na remoção de cerca de 6.000 m2 “de chapas de fibrocimento; reparação e impermeabilização das coberturas planas, assim como das caleiras; fornecimento de chapa perfilada de aço galvanizado termolacado; e demais trabalhos, para uma perfeita realização de obra”.

A intervenção nas EB de Ceira, de São Silvestre, de Taveiro e de Trouxemil e na Escola Secundária Jaime Cortesão também já avançou num concurso único para a remoção de cerca de 6.500 m2 de fibrocimento, num investimento previsto superior a 435 mil euros. A empreitada será dividida em três lotes – EB de Taveiro (Lote 1); EB de Ceira (Lote 2); EB de Trouxemil, de São Silvestre e Escola Secundária Jaime Cortesão (Lote 3).

Já para a intervenção nos Jardins de Infância de Brasfemes e da Solum foi aberto outro concurso que prevê um investimento de cerca de 19 mil euros, para a remoção de 120 m2 e 60 m2 de fibrocimento, respetivamente.

Este investimento integra o Programa Municipal de Estabilização Económica e Social (PMEES) da autarquia, apresentado a 11 de julho e que representa, também, um contributo para a economia da cidade, da região e do país.

Recorde-se que estas empreitadas serão financiadas pelos Programas Operacionais Regionais, anunciou o Governo, a 23 de junho, durante a assinatura de um protocolo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses para a colaboração das autarquias na remoção de fibrocimento nos edifícios escolares.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM