17 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara de Coimbra homenageia Judite Mendes de Abreu

28 de Janeiro 2022

A Câmara Municipal de Coimbra homenageou Judite Mendes de Abreu, a primeira e única mulher eleita presidente da autarquia (em 1976) e da Assembleia Municipal (em 1983). O seu nome foi atribuído, anteontem, à antiga sala de Despacho Privado, situada no edifício dos Paços do Concelho, numa cerimónia que contou com a presença do presidente do Município, José Manuel Silva, e de familiares da homenageada.

Recorde-se que Judite Mendes de Abreu foi eleita, em dezembro de 1976, como independente nas listas do Partido Socialista, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, cargo que desempenhou até dezembro de 1979, tendo tido início durante o seu mandato obras de vulto decisivas para o futuro do concelho.

Para além de ter sido a primeira mulher autarca eleita após o 25 de Abril, nas eleições autárquicas de 1976, Judite Mendes de Abreu foi, até aos dias de hoje, a única mulher a presidir ao órgão executivo da autarquia de Coimbra. Anos mais tarde, em 1983, tornou-se também na primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Municipal, cargo que ocupou até 1986, sendo também até hoje a única mulher a ter ocupado este cargo.

Pelo meio, entre 1980 e 1982, notabilizou-se como vereadora da autarquia de Coimbra. “Do seu trabalho evidencia-se a sua visão alargada do mundo, desenvolvendo relações de amizade e cooperação com cidades de outros países como a França, a Espanha, a República Democrática Alemã, entre outras”, destaca o Município, enaltecendo também a geminação de Coimbra com Poitiers, em 26 de fevereiro de 1979, cidades que vão desenvolver, este ano, o projeto “Vivons l’ Europe en route pur Poitiers/Coimbra”.

Em 1983 foi agraciada com a Ordem da Liberdade pelo Presidente da República, o General Ramalho Eanes, e em 2002 a Câmara de Coimbra atribuiu-lhe a “Medalha de Ouro da Cidade”, um reconhecimento pela forma como dedicou grande parte da sua vida à cidade.

Maria Judite Pinto Mendes de Abreu nasceu a 16 de fevereiro de 1916, na Freguesia de São Julião, na Figueira da Foz, onde fez o seu percurso escolar até ao 5.º ano, ingressando depois no Liceu José Falcão. Entrou na Universidade de Coimbra aos 16 anos, em 1933, acabando por se formar em dois cursos, Letras (Germânicas) e Direito. Teve uma vida intensa, tanto na esfera privada como pública. Faleceu a 10 de maio de 2007.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM