A Câmara de Coimbra formalizou, anteontem, protocolos de cooperação com a Coimbra Business School – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e com a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).
Assinados pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, e pelos presidentes das três escolas, respetivamente Pedro Costa, Mário Velindro e Rui Antunes, estes protocolos surgem na sequência da manifestação de disponibilidade do Município junto de várias instituições de ensino superior para a outorga de um protocolo formal de colaboração, como intuito de, numa relação “win-win”, proporcionar uma melhor formação, promover uma mais fácil integração dos alunos no mercado de trabalho e disponibilizar um vasto laboratório aos investigadores.
José Manuel Silva entende que estas três instituições “podem, de facto, acrescentar conhecimento, experiência, investigação, produção de novos conhecimentos, criatividade à Câmara Municipal”. Acrescenta, ainda, que a autarquia e “os excelentes funcionários que dela fazem parte têm também, com o seu conhecimento, com a sua experiência e com o seu trabalho, uma enorme vontade e capacidade de acrescentar ao conhecimento teórico das escolas”, acrescentou o autarca.
De uma forma geral, estes acordos visam potenciar uma maior cooperação entre estas instituições de ensino superior e o Município, apostando em projetos de investigação, na formação e na divulgação mútua de eventos, entre outros objetivos.
Estes protocolos entraram em vigor na quarta feira e são válidos pelo período de dois anos, automaticamente renovável, por igual período, se não houver lugar a denúncia do mesmo por qualquer uma das partes outorgantes.
De referir que participou ainda nesta cerimónia, que decorreu nos Paços do Concelho, o Chefe de Gabinete do presidente do IPC, Nuno Cunha, em representação de Jorge Conde, que por constrangimentos de agenda não pôde estar presente.