A Câmara de Coimbra vai apoiar, com meio milhão de euros, a reabilitação de infraestruturas desportivas de 10 associações ou clubes do concelho. O presidente, Manuel Machado, formalizou já os contratos de apoio financeiro com as coletividades que viram as suas candidaturas ao Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas para 2021 validadas.
Associação Cristã da Mocidade (ACM), Centro Popular dos Trabalhadores do Sobral de Ceira, Sanjoanense Atlético Clube, Casa do Povo de Ceira, Associação Sócio-Cultural de Recreio e Desporto dos Pereiros, Associação Académica de Coimbra (AAC) – Organismo Autónomo de Futebol, Centro Social de Marmeleira, Clube União 1919, Clube de Futebol de Santa Clara e Sporting Clube Ribeirense são as associações e clubes contemplados.
A ACM apresentou candidatura para a requalificação dos espaços de prática desportiva e espaços de apoio e, de acordo com o regulamento, foi contemplada com o valor de 100 mil euros. O mesmo valor que foi atribuído à AAC, neste caso para financiar a requalificação do piso do Pavilhão Jorge Anjinho. Já o Centro Social de Marmeleira conta com um apoio de 62 mil euros para requalificar a cobertura do salão polivalente e sede social, assim como executar um novo teto falso em gesso cartonado acústico.
O Centro Popular dos Trabalhadores do Sobral de Ceira vai receber 61.500 euros para modernizar as condições de treino, nomeadamente para criação de uma zona de lançamento de peso, dardo, disco e martelo. Por sua vez, o Clube de Futebol de Santa Clara recebe 55 mil euros para a conservação e modernização do pavilhão desportivo, que será aplicado nomeadamente na reparação das infiltrações e estragos na cobertura do tardoz e entrada, na pintura exterior e interior do pavilhão e na construção de mais um balneário. Já o Sporting Clube Ribeirense vai receber 40 mil euros para a requalificação e modernização do piso artificial do seu grande campo de jogos e de infraestruturas de apoio, tais como balneários, sala de direção, secretaria e iluminação dos espaços.
Ao Clube União 1919 vai ser atribuído um apoio financeiro no valor de 30 mil euros, para a requalificação, modernização e conservação das áreas de apoio do pavilhão para a prática das diferentes modalidades, nomeadamente balneários, terraço, sala da direção, secretaria e iluminação. Já o Sanjoanense Atlético Clube recebe 25 mil euros para a requalificação e conservação dos espaços de apoio à prática desportiva no campo de futebol situado na Capa Rota, mais concretamente dos balneários e salas de apoio. A Casa do Povo de Ceira vai receber 15 mil para a substituição do telhado em fibrocimento. Por último, a Associação Sócio-Cultural de Recreio e Desporto dos Pereiros vai receber 11.500 euros para a requalificação do seu pavilhão gimnodesportivo, nomeadamente através da modernização de toda a instalação de iluminação, bem como de todas as portas de acesso interiores e exteriores.
A autarquia explica que, com a atribuição destes apoios, “pretende garantir melhores condições para a prática desportiva por todo o concelho, otimizando os equipamentos e aumentando a sua durabilidade, de forma a promover o desenvolvimento desportivo junto das associações e dos clubes concelhios”. Recorde-se que, ao abrigo deste regulamento, a autarquia já investiu um total de um milhão de euros e apoiou 22 associações ou clubes desportivos, estando 20 destas empreitadas já concluídas.