Mais 43 associações culturais e juvenis do concelho vão receber um apoio global do Município superior a 147.250 euros. Os respetivos protocolos foram assinados na sexta feira, na antiga igreja do Convento São Francisco, integrando-se 37 no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural e seis do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil.
Esta verba destina-se a apoiar a atividade destas associações que se candidataram à segunda fase do “Apoio Financeiro Municipal à Atividade Permanente para 2021 – Associativismo Cultural Geral”. Trata-se, como explica a autarquia, de uma “fase excecional para candidaturas”, que tem como finalidade “ajudar as associações a ultrapassar os constrangimentos provocados pela pandemia da covid-19”.
Na cerimónia de assinatura dos contratos, o presidente da Câmara, Manuel Machado, saudou, através dos representantes presentes, todas as coletividades e associados que, nestes tempos difíceis motivados pela pandemia, conseguiram manter o seu trabalho. “Em Coimbra conseguiu-se resistir a diversas dificuldades, vencê-las, e isso só foi possível com o vosso trabalho. O trabalho do associativismo em Coimbra foi determinante para os resultados alcançados, para minorar o sofrimento e conseguir-se o nível de resultados e respostas que foram encontradas, criativamente. Só com o vosso trabalho é que isso foi feito”, sublinhou.
“Como presidente da Câmara quero agradecer-vos – e aos associados que cada um de vós representa – esse esforço solidário que empreenderam com o sentido sublime de proteger os vizinhos e os familiares, o que nos permitiu encontrarmo-nos hoje aqui, ainda que com cuidados mas sem medo”, acrescentou.
Manuel Machado deixou palavras de encorajamento a todos, incentivando-os a prosseguir o trabalho, realçando ainda que estes apoios dados pela autarquia representam, precisamente, “um ato de reconhecimento pelo trabalho que foi feito e que é preciso continuar, sem medo”.