6 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara de Cantanhede apoia famílias mais vulneráveis

26 de Fevereiro 2021

O Município de Cantanhede tem reforçado os apoios nas áreas social, da educação e da saúde, de forma a minimizar os efeitos da pandemia nas famílias mais vulneráveis. Destaque para a linha direta de apoio à Ação Social e Saúde (231 249 043), a que podem recorrer as pessoas em isolamento profilático ou em situação de carência de económica, para terem apoio psicossocial ou para solicitar que lhes sejam levados géneros alimentares e medicamentos ao domicílio.

A presidente da autarquia, Helena Teodósio, enaltece “a atuação absolutamente meritória das equipas de ação social e da educação ao longo do último ano, nomeadamente no trabalho de apoio de proximidade às pessoas e famílias mais vulneráveis ao impacto da crise sanitária, um trabalho que merece o mais vivo reconhecimento de todos pelo valor e pelo alcance das respostas sociais desencadeadas sempre em tempo útil, ultrapassando todos os obstáculos”. Considera, ainda, que “nenhuma autarquia estava preparada para o que tiveram de enfrentar desde que a pandemia eclodiu” e manifesta-se “impressionada com o esforço de superação que os serviços fizeram para resolver as inúmeras situações especialmente difíceis com que se depararam, quer aqueles que têm estado sempre na linha da frente a operacionalizar os apoios, quer os que lhes têm dado suporte de retaguarda”. Enaltece também “a importância da inestimável colaboração de outras entidades nesse processo, designadamente as juntas de freguesia, as IPSS, as escolas, a GNR e os Bombeiros Voluntários, além de outras que colaboram na sinalização de quem precisa de ajuda”.

Segundo a vereadora do pelouro de Ação Social, Célia Simões, “neste momento, a Equipa de Intervenção em Situações de Exceção – criada para atuação em situações excecionais, dando resposta aos pedidos que chegam à Câmara Municipal – está a prestar auxílio a mais de 500 famílias”, número que receia poder vir “a aumentar ainda mais”.

Nas “situações urgentes e inadiáveis”, os serviços da autarquia têm apostado na distribuição de cabazes alimentares semanais, bem como na simplificação processual, com recurso à instrução do processo administrativo simplificado no âmbito do Regulamento de Atribuição de Subsídios a Agregados Familiares em Extrema Carência e Programa Abem previstos no atual estado de emergência.

De acordo com Célia Simões, a Câmara vai continuar a proceder à aquisição de bens alimentares para atender a novos casos de carência social que eventualmente vierem a ser sinalizados e, em articulação com as diferentes entidades do concelho que trabalham na área social, vai continuar a intensificar as respostas necessárias.

Biblioteca leva cultura ao domicílio

A Biblioteca Municipal de Cantanhede promove a iniciativa “Biblioteca em sua Casa”, permitindo assim que todos os utilizadores e munícipes do concelho possam aceder a várias formas de divulgação cultural ao domicílio. Esta ação tem como principal objetivo promover e divulgar a cultura, facultando, para isso, a cedência de livros, CD de música e filmes em DVD a toda a população, permitindo assim um acesso contínuo aos documentos disponibilizados por este equipamento cultural, sem que as pessoas tenham que sair do conforto e segurança de suas casas.

Para aceder a estas obras, os interessados devem estar inscritos na Biblioteca, podendo analisar o catálogo online que se encontra disponível em http://biblioteca.cm-cantanhede.pt/Opac/Pages/Help/Start.aspx e consultar os artigos disponíveis. Depois basta requisitar o que pretende, través dos telefones 231 410 870/969 630 607 ou do email biblioteca.renovar@cm-cantanhede.pt.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM