O Café Santa Cruz, situado na Praça 8 de Maio, é o novo Centro “Eu Sou Digital”, programa de capacitação digital de adultos. Atualmente existem em todo o país mais de 1.500 centros, apoiados por milhares de voluntários, que pretendem ajudar mais de um milhão de portugueses a dar os primeiros passos na internet.
O histórico café associa-se a esta iniciativa, recordando a gerência que a sua missão passa por, para além de ter um serviço de cafetaria de excelência, “preservar, no seu espaço, hábitos que são apenas visíveis em cafés carismáticos, onde folhear um jornal, ler um livro, agendar uma reunião, marcar um encontro de amigos, estudar ou conversar, são rituais a manter num local onde as tertúlias acontecem de uma forma informal”.
É também um espaço de divulgação da cultura, com propostas que passam pela projeção de documentários e filmes, pela apresentação de contadores de histórias, pelo lançamento de livros e de revistas, pela música ao vivo, pelas mostras de artesanato e pelas exposições, entre outros eventos que, no seu conjunto, complementam e reforçam a oferta e são “valiosos contributos para a sua diferenciação”.
Com o “Eu Sou Digital”, a gerência pretende “valorizar e reconhecer os nossos parceiros como elementos fundamentais para a sustentabilidade económica da empresa, numa relação duradoura e com uma visão de médio e longo prazo”; e “promover uma sociedade mais inclusiva”. Realça que esta é a primeira vez em que “uma ação de capacitação, essencialmente virada para a comunidade, acontece no Café Santa Cruz”. Trata-se, no seu entender, “de uma clara ação de formação, promovida por uma estrutura profissional, com meios adequados (humanos, técnicos e de comunicação) para formar (capacitar) as pessoas que ainda não têm uma ligação à internet”.
Esta iniciativa é dirigida a pessoas de diferentes classes sociais, com diferentes níveis de formação e com distintas experiências de vida. Para inscrições ou mais informações, os interessados podem aceder a eusoudigital.pt ou ligar para o número 800 210 397.