21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cabras “sapadoras” em Poiares para reduzir risco de incêndio

16 de Outubro 2020

Vila Nova de Poiares vai contar com um rebanho de 35 cabras “sapadoras” que irão ajudar a diminuir o risco de incêndio florestal nalgumas zonas de risco alto e muito alto de incêndio, numa área de 51,47 hectares correspondentes a baldios de S. Miguel e de Lavegadas. A criação deste rebanho é um projeto da Junta de Freguesia de S. Miguel de Poiares, cuja candidatura foi aprovada pelo Fundo Florestal Permanente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), contando com um financiamento de cerca de 25 mil euros.

Este projeto vai ser executado ao longo de cinco anos e visa, através da gestão de combustível com recurso à pastorícia, “permitir a criação de áreas de descontinuidade do coberto vegetal, reduzindo a quantidade de combustível acumulado, permitindo que estes sejam utilizados nesta atividade, composta essencialmente por pequenos ruminantes, nas parcelas de rede primária, secundária e mosaicos de gestão de combustível da rede de defesa contra incêndios”.

Para a Câmara Municipal, que sempre apoiou a Junta, este projeto é um dos vários exemplos de sucesso que se insere na marca Poiares Capriland® e que congrega vários esforços e sinergias. “A candidatura agora aprovada vai ao encontro daquilo que tem sido o frutífero trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal, Juntas do concelho e centenas de proprietários tendo em vista a criação no território das ZIF (Zona de Intervenção Florestal), estando já aprovadas pelo ICNF a constituição da ZIF de Arrifana e Santo André”, refere a autarquia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM