24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Brasfemes: Linha 53T dos SMTUC vai servir localidade de Bostelim

17 de Setembro 2021

A localidade de Bostelim, na Freguesia de Brasfemes, vai passar a ser servida também pelos transportes públicos. A proposta dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) de criar a Linha n.º 53T/Ponte de Eiras – Bostelim (via Brasfemes) foi aprovada pelo Executivo da Câmara de Coimbra e vai permitir o alargamento da rede, dando resposta às necessidades apuradas, nomeadamente no que se refere ao transporte escolar dos alunos desde a sua residência até aos estabelecimentos de ensino, bem como da população em geral.

A proposta passa por alargar a rede de transportes públicos em cerca de 3,1 quilómetros, para servir o lugar de Bostelim, através do prolongamento da Linha n.º 53/Ponte de Eiras – Brasfemes, a partir do atual local de inversão de marcha em Brasfemes, na Rua 25 de Abril, seguindo pela Rua das Tileiras, Estrada Municipal 537, Rua 25 de Abril e novamente Estrada Municipal 537 até ao cruzamento de acesso à Mata do Maxial, com a criação da Linha nº 53T/Ponte de Eiras – Bostelim (via Brasfemes).

A autarquia recorda que o prolongamento agora aprovado estava já previsto desde o estudo da Linha n.º 53, não tendo sido concretizado na altura por motivos de ordem técnica, designadamente a falta de local para a inversão de marcha na localidade de Bostelim, situação que foi entretanto resolvida.

Esta linha n.º 53T foi estruturada por forma a servir preferencialmente os horários mais comuns de entrada ao serviço nos maiores polos empregadores, nomeadamente hospitais, universidades e serviços públicos, assim como a comunidade escolar pelo que os horários apresentados foram definidos para esse fim, tendo sido apurado que esta extensão não é necessária em todos os horários, podendo ser concretizada apenas nas horas de maior procura. Vai então operar nos dias úteis, nos seguintes horários: 6h20, 7h10, 13h45, 17h10 e 19h20 no interface da Ponte de Eiras e 6h45, 7h45, 14h10, 17h35 e 19h45 em Bostelim.

O Executivo aprovou também a criação de dois novos pontos de paragem da Linha n.º 53, um no início da Rua Rainha Santa Isabel (em detrimento da Rotunda da Pedrulha, onde era difícil o acesso das viaturas à paragem) e outro no início da Rua José Antunes Vaz Serra, no sentido Casais de Eiras – Brasfemes, onde havia dificuldade em largar passageiros, principalmente alunos.

*****

Novos pontos de paragem da Linha 19T na Serra da Rocha

A Linha 19T dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vai passar a ter dois novos pontos de paragem na Serra da Rocha. A proposta de alteração apresentada pelos SMTUC, aprovada na última reunião do Executivo da Câmara de Coimbra, visa o reposicionamento de algumas paragens existentes para locais com maior visibilidade e segurança para quem aguarda pelos autocarros, bem como o aumento do número de pontos de paragem, diminuindo a necessidade de grandes deslocações dos utentes dos transportes públicos, que na maioria são população mais idosa e vulnerável.

A opção passa pela criação de cinco novos pontos de paragem e reposicionamento de outros. Quanto aos trabalhos, resumem-se à colocação de sinais de paragem em zona de via mais largas, com espaço para que os utentes dos transportes públicos possam entrar e sair em segurança.

A Linha n.º 19T (Praça da República – Lordemão – Cova do Ouro) contava até agora com apenas dois pontos de paragem na Serra da Rocha, um em cada sentido, sendo que o aglomerado populacional se encontra distribuído ao longo de cerca de 600 metros.

Como os arruamentos são de dimensão reduzida, o que possibilita a execução de passeios, foi assim ponderada uma distribuição mais uniforme dos pontos de paragem, de modo a diminuir as distâncias a percorrer ao longo da via. Os locais foram selecionados em conjunto com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e a Junta da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM