16 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Brasfemes comemora Dia da Freguesia

4 de Junho 2021

A Freguesia de Brasfemes vai comemorar, na quarta feira (9 de junho), o Dia da Freguesia. Este ano as celebrações serão mais contidas, uma vez que, devido à pandemia, não se realizará a tradicional Mostra Gastronómica.

O presidente da Junta, João Paulo Marques, explica que haverá apenas uma cerimónia simbólica, com o hastear das bandeiras, às 9h00, na presença de algumas entidades convidadas.

Há, contudo, um projeto pioneiro que se vai associar às celebrações, que pretende envolver a população e celebrar as memórias de Brasfemes. Uma das novidades destas celebrações será, portanto, a inauguração simbólica da “Rua Inventário de Memórias (2021)”. Trata-se de um projeto do Teatro Amador de Brasfemes – CeReAC, que conta com a participação da companhia “O Teatrão” e que se adapta às caraterísticas dos tempos que se vivem, procurando, como explica Adriana Campos, encenadora do Teatro Amador de Brasfemes, “tirar partido do tempo que estamos a viver agora”.

Este “Inventário de Memórias” convida as pessoas da Freguesia a mexerem nos seus baús, a voltarem aos sótãos, a abrirem as gavetas e a procurarem as memórias que têm da cultura de Brasfemes. São desafiadas a pegar nessas memórias e a colocá-las à janela de 9 a 12 de junho. A ideia passa, como explica a encenadora, por “criar uma grande exposição ao ar livre pelas casas da Freguesia, para que estas memórias possam ser vistas pela população”.

Em paralelo estão a ser desenvolvidas mais atividades, como o “Clube de Memórias”, que está a ser criado online e na Escola Básica de Brasfemes, envolvendo as crianças. Foi também lançado o desafio, aproveitando o Dia da Freguesia, às coletividades para que fizessem uma recolha das receitas que habitualmente são criadas durante a Mostra Gastronómica e foi concebido um livro, designado “Memórias de Bolso”, que vai ser editado nessa altura para que as pessoas possam fazer a sua própria Mostra Gastronómica dentro de casa.

Para terminar, haverá ainda uma surpresa, que será “uma homenagem a este projeto e às memórias da Freguesia”, com a inauguração desta nova rua. “Vamos dar o nome do projeto a uma rua de Brasfemes para que ele não seja esquecido”, realça Adriana Campos.

Promoção de Bombeiros na quinta feira

Aproveitando as celebrações do Dia da Freguesia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes (AHBVB) decidiu realizar também na quinta feira (dia 10) a cerimónia de promoção de bombeiros.

O presidente da AHBVB, Acácio Monteiro, explica que esta decisão resulta de “uma ação conjugada com o comandante e restante equipa dos Bombeiros”, tendo em conta este contexto de pandemia que se arrasta praticamente desde o início de 2020 e que levou ao adiamento de algumas cerimónias habituais.

Este reconhecimento ocorre habitualmente durante as comemorações do aniversário da corporação, em dezembro, mas no ano passado não houve festa por ocasião dos 81 anos da AHBVB. Acácio Monteiro entende que estes jovens candidatos a bombeiros não devem aguardar até ao próximo aniversário e, nesta altura em que se começa a aproximar o tempo crítico dos incêndios, decidiu fazer esta cerimónia

“A formação está toda feita e vamos agora promover para o quadro ativo os jovens que fizeram estágio”, explica, adiantando que são 10 os estagiários que vão passar a bombeiros de 3.ª classe. Nesta sessão, haverá também a promoção de um conjunto de bombeiros, que passará de bombeiros de 2.ª para bombeiros de 3.ª.

Será uma cerimónia simbólica, interna, na quinta feira, às 17h00, que começa com a formatura geral, seguida das promoções, discursos e encerramento.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM