23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Bombeiros Sapadores inauguraram hoje o seu tradicional presépio

13 de Dezembro 2019

O tradicional presépio da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Coimbra foi inaugurado hoje (13 de dezembro), na Casa Municipal da Proteção Civil, na Avenida Dr. Mendes Silva. Fiel à tradição, reúne centenas de peças, muitas delas em movimento, que recriam não só a história do nascimento do Menino Jesus mas também as vivências típicas de uma aldeia, numa construção onde não faltam as casas típicas, os moinhos de água, alguns ofícios de outrora e até os animais, dispersos por montes e vales que, ano após ano, ganham vida neste cenário que é construído exclusivamente pelos Bombeiros, num trabalho que vão aperfeiçoando e inovando ano após ano.

Foi precisamente esta obra de arte e saber fazer que Manuel Machado enalteceu, esta manhã, durante a inauguração. Rodeado de dezenas de crianças do Jardim de Infância Quinta das Flores, o presidente da Câmara de Coimbra recordou a história deste presépio, que conta já com mais de nove décadas, e que continua a encantar públicos de todas as idades, atraindo todos os anos à Casa Municipal da Proteção Civil milhares de visitantes.

“Tudo o que aqui está é trabalho feito, ao longo de décadas, pelos Bombeiros Municipais. São eles os artífices, os construtores que reaproveitam materiais, coisas interessantes, e dão-lhes este uso, um uso importante para melhorar a relação entre os cidadãos, os jovens de todas as idades e os serviços públicos”, realçou.

Manuel Machado considera que a tradição do presépio é “simbólica” mas que transmite uma “mensagem importante”, que merece “ser vista e percebida”, não só pelo cenário criado mas também pelas técnicas que utiliza e que permitem manter algumas das criações do presépio sempre em movimento.

A inauguração do presépio contou este ano com a presença do Bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, que escolheu este cenário para gravar a sua mensagem de Natal. Manuel Machado congratulou-se com a feliz coincidência, considerando que esta “é a altura ideal para lhe dizer, mais uma vez, o quanto a Câmara Municipal aprecia o bom relacionamento institucional entre as várias entidades” do Município, uma “conjugação de esforços” que permite que todos possam contribuir para “construir uma cidade e um mundo melhor”.

O presépio vai ficar patente ao público até 6 de janeiro e pode ser visitado todos os dias entre as 10h00 e as 20h00.

Momento da inauguração do presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM