A Turismo Centro de Portugal prepara uma presença marcante na BTL 2025 – Bolsa de Turismo de Lisboa, agora rebatizada de Better Tourism Lisbon Travel Market, que ocorre de 12 a 16 de março na FIL. No ano que celebra os 10 anos do rebranding da marca, o stand da entidade, que estará localizado no Pavilhão 1 (Stand 1A03), será palco de lançamentos estratégicos, debates, experiências imersivas e networking para promover a região como destino de referência. O tema da região de Coimbra durante a BTL é “Locais Únicos”, onde será lançado um guia com 114 locais.
A inauguração acontece no dia 12, às 16h00, com a vice-presidente Anabela Freitas que vai apresentar a Estratégia de Promoção para 2025. Em seguida, Gonçalo Lopes, presidente do Município de Leiria, destaca as atrações do município convidado da BTL 2025.
Entre os projetos de destaque, será lançado o “Estradas com História”, que transformará as EN16 e EN17 em roteiros turísticos culturais e gastronómicos. No dia 13, será apresentada a Parceria Transfronteiriça entre Centro de Portugal, Alentejo, Ribatejo e Extremadura (Espanha), além do programa “Sabores ao Centro”, que reforça a gastronomia como atrativo turístico.
A terminar, haverá a apresentação das etapas do Rally de Portugal no Centro de Portugal, com a presença de Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal.
Experiências imersivas e gravações ao vivo
Durante os três primeiros dias de feira, serão gravados os programas “Money Money”, podcast de Economia assinado por João Vieira Pereira e João Silvestre (dia 12, 11h00); “Bloco Central”, em que Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos da semana, com moderação de Paulo Baldaia (dia 12, 15h00); “Expresso da Manhã”, em que Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do jornal Expresso (dia 13, 11h00); “Escola Boa Cama Boa Mesa”, focado no turismo gastronómico (dia 13, 17h00); e “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer”, com Ricardo Araújo Pereira, João Miguel Tavares, Pedro Mexia e Carlos Vaz Marques (dia 14, 11h30).
Além disso, uma das novidades será a apresentação do primeiro filme de turismo feito 100% por inteligência artificial em Portugal. Haverá também a Silent Party – Centro Music Festivals Xperience, que levará os visitantes a uma experiência sensorial inspirada nos festivais de música da região.
A BTL ocorre de 12 a 16 de março, com os dois primeiros dias reservados a profissionais do setor e os demais abertos ao público. Os ingressos custam oito euros e podem ser adquiridos online.