O Grupo Bluepharma vai comemorar, na segunda feira, os seus 20 anos com uma cerimónia que inclui a inauguração de uma exposição fotográfica e um debate sobre o desenvolvimento farmacêutico em Portugal.
Este programa começa às 15h30 e vai ser transmitido via “livestream”, https://bluepharma20anos.pt/. “A Bluepharma está de parabéns e celebra esta data especial com os olhos postos no futuro. Ao mesmo tempo que se evocam os 20 anos de evolução sustentada, a empresa também lança as bases para o crescimento futuro. Isso passa por um plano estratégico de investimento de cerca de 200 milhões de euros para a próxima década que inclui a ampliação das atuais instalações, em São Martinho (Coimbra), a construção de uma nova unidade industrial ‘state of the art’ para a produção de formas sólidas orais potentes, em Eiras (Coimbra) e a construção do Bluepharma Park, que será o maior parque tecnológico do cluster farmacêutico, a nível nacional e que abrirá portas à Bluepharma para a entrada no setor dos injetáveis”, explica a empresa.
O debate sobre o contributo que o país pode dar ao desenvolvimento farmacêutico é um dos pontos altos do programa. Os ex-ministros da Saúde Maria de Belém Roseira e Adalberto Campos Fernandes juntam-se ao presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo, nesta mesa redonda para debater o presente e o futuro do desenvolvimento farmacêutico em Portugal, nomeadamente num contexto de pandemia como o que se vive atualmente.
Antes deste debate, é inaugurada, às 15h30, a exposição fotográfica “Reflexos no Futuro”, que conta a história dos 20 anos da Bluepharma, assim como serão apresentados também os testemunhos de Paulo Cleto Duarte, presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), e de Amílcar Falcão, reitor da universidade de Coimbra. Esta exposição pretende homenagear todos os colaboradores que fizeram parte deste percurso de 20 anos. Com fotos da autoria de Pedro Medeiros, a mostra vai poder ser visitada presencialmente, assim que a evolução da situação pandémica o permita. É uma exposição itinerante, que de 1 de março até final de junho vai estar no Museu da Farmácia de Lisboa, propriedade da ANF. Segue depois para o Museu da Farmácia do Porto, também da ANF, onde estará entre julho e outubro. De novembro de 2021 a fevereiro de 2022 ficará patente no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.