24 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Biblioteca Municipal serve lousanenses há quase 200 anos

7 de Maio 2021

A Biblioteca Municipal Comendador Montenegro conta já com perto de 200 anos ao serviço da população, tendo o edifício atual celebrado três décadas na semana passada. As atuais instalações foram inauguradas a 28 de abril de 1991, pelo então presidente da Câmara, Horácio Antunes, mas a história da Biblioteca é muito mais antiga, remontando a 25 de outubro de 1868, quando iniciou o seu percurso com o Instituto D. Luís I, instalado em diversos locais da vila.

Após a construção do edifício dos Paços do Concelho, foi instalada na cave a Biblioteca Museu, sob a orientação de Álvaro Viana de Lemos. Mais tarde, já na década de 80 e sob a orientação do bibliotecário Matos da Silva, mudou-se para o rés do chão do edifício, tendo sido criada aí também a Ludoteca e acolhida a Biblioteca Fixa da Gulbenkian.

“A vontade de melhorar as condições e dar resposta aos anseios da população e a sensibilidade do Executivo de então, levaram a que tenha sido apresentada uma candidatura para a construção das atuais instalações”, recorda a autarquia. Foi assim que nasceu o novo edifício, a 28 de abril de 1991, tendo sido atribuído à Biblioteca, 20 anos depois, o nome de Comendador Montenegro.

De acordo com a Câmara, “em 30 anos de funcionamento no atual edifício, este importante equipamento cultural tem mais de 5.000 leitores inscritos, com mais de 250 mil obras requisitadas para leitura presencial ou para casa e mais de 32 mil obras adquiridas”. Refere ainda que, nestas três décadas, foram editados mais de 60 livros e apoiadas quase 20 obras. Realizaram-se também centenas de atividades culturais, de diversas áreas e dirigidas a várias gerações de lousanenses.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM