24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Biblioteca de Cantanhede leva cultura ao domicílio

21 de Abril 2020

O Município de Cantanhede, através da sua Biblioteca Municipal, lança o projeto “Levamos a Biblioteca até si”, através do qual leva cultura a casa das pessoas. Lançado ontem (20 de abril), este novo projeto permite que todos os munícipes possam requisitar livros, Cd’s e filmes e recebê-los em casa, numa altura em que, face ao recolhimento domiciliário e isolamento social decorrentes das medidas de contingência na sequência da Covid-19, a Biblioteca se encontra encerrada ao público.

No âmbito deste projeto, qualquer habitante do concelho pode fazer a sua requisição, desde que devidamente registados, sendo as entregas feitas ao domicílio.

“Numa altura em que a população está impedida de visitar a Biblioteca Municipal, decorrente do isolamento social por causa da pandemia Covid-19, o Município procurou encurtar distâncias e encontrar formas de fazer chegar a cultura às pessoas”, realça Helena Teodósio. Para a presidente da Câmara de Cantanhede, “esta é também a forma possível de fazer cumprir a missão das bibliotecas públicas” que, agora, além da função de emprestar livros, “passa a entregar ao domicílio salvaguardo sempre as questões de higiene e segurança”. Adianta ainda que “a Biblioteca Municipal amplia também o leque de serviços culturais oferecidos, criando um conjunto de recursos ‘online’, como jogos educativos e aplicações relacionadas com livro e leitura”.

Para Pedro Cardoso, vice-presidente do Município e vereador com o pelouro da Cultura, “esta é a forma que a Câmara encontrou para poder levar cultura a casa de todos, respeitando sempre as normas de segurança impostas devido a este surto epidémico”. Destaca ainda que assim são lançados “novos desafios de leitura e de escrita, para além de sugestões literárias, jogos educativos e aplicações relacionadas com livro e leitura especialmente direcionados para os mais novos”.

Com esta medida, a autarquia quer promover e divulgar a cultura, facultando, para isso, a cedência de livros, CD’s de música e filmes em DVD aos utilizadores, permitindo, desta forma, que a população tenha acesso contínuo aos documentos da biblioteca sem que tenha que sair do conforto e da segurança de sua casa.

Os interessados devem estar inscritos na Biblioteca Municipal de Cantanhede, podendo aceder ao catálogo online que se encontra disponível em http://biblioteca.cm-cantanhede.pt/Opac/Pages/Help/Start.aspx e consultar os artigos disponíveis, utilizando apenas esta simples e prática ferramenta de pesquisa.

Após este processo de seleção, basta telefonar para os números 231 410 870 / 969 630 607 ou enviar um e-mail para biblioteca.renovar@cm-cantanhede.pt para requisitar as obras pretendidas. No seguimento da formalização do pedido, os serviços da biblioteca começam desde logo a preparar a entrega, sendo os pedidos colocados dentro de um saco próprio e descartável, devidamente desinfetado, para posterior entrega.

Os que ainda não se encontrem inscritos deverão formalizar a sua inscrição, através de uma ficha que se encontra disponível online, e contactar os serviços da Biblioteca Municipal, por telefone ou e-mail, podendo, após este processo, requisitar até três obras por um período máximo de um mês.

A Biblioteca Municipal vai visitar também as freguesias do concelho, com periodicidade quinzenal, durante os meses de abril e maio, de acordo com o calendário previamente estabelecido, para entregar e recolher as obras na residência do requisitante.

Os documentos serão novamente disponibilizados depois de cuidadoso processo de limpeza, efetuado com as devidas precauções e seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Todas as obras devolvidas são depois colocadas em quarentena, por um período mínimo de 15 dias.

A Biblioteca Municipal de Cantanhede oferece também um leque de conteúdos online diversificados, relacionados com leitura, música, cinema e outras temáticas, que se encontra disponível no Portal do Município de Cantanhede, no endereço https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/inicio/.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM