A bijuteria sempre fez parte da vida de Beatriz Simões. O hábito começou quando ainda era uma bebé: a família foi-lhe oferecendo pequenas joias de ouro que guarda até hoje. Foi ao olhar para elas, em plena pandemia, que decidiu alterar o seu futuro: criou uma marca própria. Em 2020, ainda sem um compromisso sério, nasceu a Kefi. A palavra grega significa “entusiasmo pela vida” e, por isso, pareceu a ideal para o efeito. No entanto, o que a jovem não conseguiu prever foi que, cerca de quatro anos depois, o crescimento do projeto seria tão grande que lhe teria de mudar o nome.
“Eu queria refazer tudo: fazer um rebranding [reformulação] total da marca. Isso passava por mudar cores, estratégias, valores, missão e, claro, a denominação”, conta Beatriz Simões, em declarações ao “O Despertar”. Por querer que todas as mulheres que usassem os seus acessórios se sentissem verdadeiras “musas”, a jovem de 26 anos optou por usar a denominação muse (“musa”, em inglês) e conjugá-la com parte do seu nome próprio. Surgiu, assim, “Bemuse”, uma marca especialmente pensada para o empoderamento da mulher, afinal, Beatriz assume-se defensora do feminismo.
“Acho que a mulher deve ser o centro da própria vida. Ser autêntica, confiante, sentir-se bem com o que tem e com o que é”, sublinha. Nesse sentido, a 2 de Fevereiro, a Bemuse lançou uma coleção especial, no âmbito do Dia dos Namorados, que se assinala no dia 14 do mesmo mês. Celebrar o amor já faz parte do projeto, mas, este ano, “quis fazer uma coisa mais vincada e sensual”.
Celebrar o amor próprio
A Xoxo Collection tem como propósito celebrar o amor próprio. Composta por apenas nove peças, esta é uma coleção exclusiva e personalizada. “Eu queria que tivesse poucas unidades para que as pessoas que comprassem se sentissem únicas”, revela a jovem. Com opções entre colares, pulseiras, anéis e brincos, a ideia não podia estar a correr melhor, afinal, já há peças que esgotaram.
“Não estava à espera que tivesse tanta adesão. A aceitação do propósito e da própria coleção foi muito boa”, orgulha-se. Um resultado que, em parte, também se pode justificar com o local escolhido para a sessão fotográfica dos artigos. Beatriz Simões optou pelo Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa-a-Nova, – local onde vive -, para captar imagens românticas e com uma veia mais vintage. Para isso, contou com o apoio da Outline – Design & Print, com quem trabalha há cerca de um ano.
Não obstante, o sexo feminino parece estar cada vez mais interessado em adquirir peças exclusivas e personalizadas. Isto porque, de acordo com a fundadora da Bemuse, um acessório não é apenas um acessório. “Há muitos casos de peças que contam histórias, sentimentos e momentos. Isso faz-me sentir super bem”, admite.
Fazer a diferença através das joias
Desde 2020 a contribuir para a auto-confiança feminina, Beatriz Simões não tem dúvidas de que as mulheres têm vindo a cuidar cada vez mais de si. Sentirem-se bem com o que se reflete no espelho é, hoje, uma prioridade, e a Bemuse tem tido um papel fundamental nesse sentido. “Recebo mensagens que descrevem como os meus acessórios fizeram um dia melhor e de como a minha marca fez a diferença”, adianta.
Deste modo, o futuro da jovem passa por continuar a fazer e mais melhor. A próxima coleção já está a ser pensada e deverá ser lançada entre o final de abril e início de maio. “Já tenho algumas ideias, mas não quero revelar para já”, afirma, entre risos. Salientando que a Bemuse tem sido a sua “maior escola de vida”, Beatriz Simões quer continuar a aprender e, por isso, está a tirar uma pós-graduação em Marketing Digital. O objetivo passa por fazer a sua marca chegar mais longe.
O projeto está-lhe inscrito no coração e no corpo. Foi ele que a inspirou a tatuar “Take Your Dreams Seriously” [Leva os teus sonhos a sério], na certeza de que “sou uma mulher resiliente e consigo atingir os meus sonhos”. A Bemuse é o maior deles e promete continuar a sê-lo. “Eu olho para a minha marca como se fosse minha amiga. É o meu escape”, conclui.