23 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Basquetebol: Olivais sonha com a “dobradinha”

3 de Maio 2019

Depois da festa da conquista da Taça de Portugal, a equipa feminina do Olivais Futebol Clube (FC) sonha agora com a conquista do XXI Campeonato Nacional de Basquetebol da Liga Feminina e da tão desejada “dobradinha”.

O clube está muito perto de conseguir realizar este feito histórico já que está na final, juntamente com a equipa Quinta dos Lombos. Tal como nas fases anteriores dos play-offs, também a final é disputada à melhor de três jogos. O primeiro disputou-se anteontem e o resultado abre boas expectativas para a equipa olivanense que conquistou, em Carcavelos, no “terreno” do adversário, uma importante vitória (61-68), estando por isso a apenas mais uma vitória da tão ansiada conquista.

As grandes decisões estão reservadas agora para este fim de semana, em Coimbra, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, onde a equipa tem contado sempre com o forte apoio dos adeptos. Amanhã, às 16h30, joga-se o segundo encontro desta final, um jogo que pode decidir já qual é o grande vencedor do campeonato. Em caso de empate, as decisões podem ficar reservadas apenas para domingo, estando agendado um terceiro jogo, também no pavilhão do Olivais, para as 18h30.

Este vai ser, portanto, um fim de semana de emoções intensas para a vasta “família olivanense”. Depois da festa da conquista da Taça, os adeptos sonham agora com a “dobradinha”. Jaime Carvalho e Silva, presidente do clube, congratula-se com a excelente época que o Olivais está a fazer e com esta “emoção que os play-offs trazem à parte final do campeonato”, onde a equipa sénior se qualificou em primeiro lugar, o que lhe garantiu assim a possibilidade de disputar mais jogos em casa.

“Obviamente que estarmos nesta final cria um grande entusiasmo entre todos os olivanenses e entre todos os apoiantes da equipa do Olivais, não só dos que vivem em Coimbra mas também de todos os que estão espalhados pelo mundo inteiro”, realça o presidente. Estar “nos jogos decisivos”, o que “já há algum tempo não acontecia”, é “muito bom para o Olivais e para todos os atletas e adeptos”, sublinha. Jaime Carvalho e Silva não esconde o orgulho por ver a casa cheia e realça que, nas meias finais dos play-offs, disputadas no fim de semana passado frente ao GDESSA Barreiro, o pavilhão encheu, sendo este apoio à equipa “muito importante”.

“Chegarmos a esta fase cria muito entusiasmo entre os graúdos mas também entre os miúdos. É uma emoção tremenda estar numa final. Nesta fase só sobram duas equipas e tudo pode acontecer”, frisa.

Independentemente do resultado, o Olivais volta a fazer história nesta época. Claro que depois da Taça todos sonham com a conquista do título mas, como é sabido, no basquetebol e em qualquer desporto, todos os segundos contam e por um escasso ponto se perde ou ganha.

A conquista da Taça, a 3 de março, ainda está muito presente na memória de todos e aguarda-se agora por mais uma grande festa do desporto. “Temos uma boa equipa, um bom treinador e uma massa associativa totalmente apoiante. Estamos perto de voltar a fazer história mas claro que quando se chega a um nível deste tipo, quando os jogos são decididos por poucos pontos, obviamente tudo pode acontecer. Se ganharmos seremos campeões, se perdermos seremos vice-campeões, portanto são ambos resultados excelentes”, afirma o presidente.

Recorde-se que este clube histórico da cidade de Coimbra, que comemorou a 6 de fevereiro 84 anos, mantém em atividade cerca de 200 atletas, sendo um dos poucos clubes de basquetebol nacionais que mantém todos os escalões em atividade, desde o mini basquete às equipas seniores, ficando para a história do clube os muitos títulos e troféus conquistados ao longo de todos estes anos.

A equipa sénior feminina volta agora, nesta época, a escrever uma bonita página na vida do clube. Recorde-se que pode repetir o feito da época de 2008/2009 quando ganhou a Taça de Portugal e o Campeonato ou da época seguinte, 2009/2010, ano em que voltou a conquistar a Taça de Portugal e se sagrou vice-campeã na Liga Feminina.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM