A Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) quer estimular a criatividade dos seus atletas, que agora se encontram privados de treinos, jogos e convívios, através de um concurso de desenho, com vista a personalizar as novas viaturas da Associação.
“Temos necessidade de continuar a chegar aos jovens e de os animar”, explicou Luís Santarino, presidente da ABC, notando que “o basquetebol pode também dar um contributo à arte, que é feita em várias dimensões”.
O responsável adianta que se for possível “juntar dezenas ou centenas de atletas, colocá-los a olhar para um objeto e a pensar em desenhos que possam representar a ABC e os clubes que a constituem”, então o objetivo foi atingido.
“A ideia é dar aos nossos jovens a capacidade de criar, desenhar, pintar e colocar os seus trabalhos à apreciação do júri”, disse Luís Santarino, referindo que o mesmo é constituído pelo artista plástico conimbricense Victor Costa, pelas ilustradoras Liliana Barata e Beatriz Ribeiro, por Ana Filipa Freitas (presidente do júri) e, finalmente, pela representante da empresa 3LM, Ilda Ramos.
O presidente da ABC realçou que, apesar de confinados e limitados, há que “encontrar formas criativas de colocar os jovens basquetebolistas a fazer coisas diferentes”, contando, para isso, com “o apoio de todos os clubes na divulgação e incentivo à participação dos seus atletas”.
As inscrições no concurso decorrem até 15 de abril e consistem em pensar num desenho/pintura que identifique a ABC e os seus clubes, para que depois possam ser transpostos para duas viaturas (uma de nove lugares e outra de dois), pertencentes à Associação.
A entrega dos prémios, que a ABC espera poder ser presencial, está prevista para maio. Se tudo correr como planeado, até meados de junho serão apresentadas oficialmente as duas carrinhas devidamente personalizadas.