Fazer com que os conimbricenses criem o hábito de visitar a Baixa, para realizarem as suas compras mas também enquanto polo de lazer e fruição, é um dos desejos da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC). Apesar da pandemia, as realizações promovidas têm procurado atrair vários públicos, convidando os conimbricenses a descobrirem o potencial desta área central da cidade.
Zilda Monteiro
Os conimbricenses devem puxar pela sua Baixa. Para Assunção Ataíde, presidente da APBC, deles depende o maior dinamismo do “coração” da cidade, sempre mas ainda mais nestes tempos marcados pela pandemia, em que a covid-19 tanto tem condicionado o desejado regresso dos turistas.
Apesar de já se notar mais movimento no centro da cidade, os visitantes estrangeiros estão ainda longe do habitual. Assunção Ataíde defende que a sua vinda é “muito importante” mas reforça que a “Baixa precisa dos conimbricenses”, precisa que a “população crie o hábito de vir à Baixa” e desafia-a, por isso, a “(re)descobrir este território que reúne uma oferta tão diversificada”, não só em termos comerciais mas também como polo de lazer e fruição, com todo o seu património natural e construído, marcos ímpares da cidade e também do país e do mundo.
“O meu grande objetivo é trazer os conimbricenses à Baixa porque o que nos torna sustentáveis é podermos contar com os da casa”, sublinha a presidente da APBC, recordando que praticamente todo o seu mandato tem sido marcado pelas “difíceis limitações exigidas pela pandemia”, que tantas dificuldades têm trazido aos empresários e também à população.
Sem nunca parar, a APBC foi realizando as iniciativas possíveis, apostando também em diversas parcerias com várias entidades da cidade, destacando a forte ligação com a Universidade de Coimbra, bem como os acordos firmados com a Associação Académica de Coimbra e o Clube União 1919. Recorda que foi também aprovado “um projeto de inovação social, um pequeno IPN na Baixa que tem como objetivo ativar empresas que estejam a precisar de apoios em termos de formação, organização e estruturação”.
Mais recentemente, para além das muitas iniciativas onde foi parceira, retomou também alguns eventos, como o Festival das Sopas e os Petiscos & Rabiscos. Este último acabaria por ser adiado, devido à obrigatoriedade dos restaurantes encerrarem às 22h30, estando a sua realização prevista para o final deste mês. Para Assunção Ataíde, estes eventos dão “maior visibilidade à Baixa” e criam “mais vontade” de visitar esta área.
Com cerca de 130 associados (número que quase triplicou desde que esta Direção tomou posse em outubro de 2019), a APBC defende que o futuro da Baixa passa “por conquistar população e comerciantes”. A presidente não esconde também o seu desejo de “trazer a Universidade para a Baixa”, de “a pôr no centro da cidade, de forma a potenciar a vinda para esta área de muitas outras pessoas que não ligavam à Baixa”.
Pretende também atrair, cada vez mais, os artistas, através da disponibilização de espaços onde possam fazer as “suas instalações, residências, tertúlias e exposições”, criando assim “uma dinâmica que chama outro tipo de público que habitualmente também não tinha hábito de vir à Baixa”.
A APBC quer, no fundo, “agregando esforços e estabelecendo várias parcerias, assegurar uma grande variedade de oferta, promovendo o comércio, atraindo novos empresários, mas apostando também noutros atrativos, de forma a garantir uma diversidade que seduza todo o tipo de público”.
“Queremos chamar gente, pôr uns a atrair os outros. No fundo, queremos fazer com que a Baixa se transforme quase numa galeria de arte com comerciantes no meio, criando uma dinâmica diferente neste contexto, enquanto ansiamos pela normalidade e pelo momento em que possamos ver novamente as ruas cheias de gente, de conimbricenses e de turistas”, sublinha.
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APBC promove visitas guiadas à Igreja da Graça
A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) está a promover, até 14 de setembro, visitas guiadas à Igreja de Nossa Senhora da Graça, situada na Rua da Sofia.
Estas visitas estão a cargo da estagiária Alda Reis, no âmbito do Estágio Profissional do Curso de Turismo e Património da Escola de Hotelaria e de Turismo de Coimbra (EHTC) e integram-se na parceria com os Sons da Cidade e o Jazz ao Centro Clube, Clube UNESCO.
Com esta iniciativa, a APBC pretende “destacar e valorizar o património da Rua da Sofia”. As visitas realizam-se todas as terças, quintas e sábados, em dois horários, 11h00 e 15h00, e nas línguas portuguesa, inglesa, alemã e espanhola.