A Baixa de Coimbra conta agora com uma loja dedicada aos sabores regionais. Inaugurada anteontem pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, a “Loja de Sabores da Região de Coimbra” situa-se na Rua Ferreira Borges e acolhe vários produtos e agentes económicos dos 19 municípios que integram esta CIM.
A nova loja, iniciativa que contou com o apoio da Câmara de Coimbra, representa para a região um “conjunto de quilómetros quadrados dos 19 concelhos”, e vai permitir visitas, “vai permitir uma dinamização da própria atividade económica e vai selecionar também os produtos de excelência”, explicou o presidente da CIM da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, durante a inauguração.
Trata-se de uma candidatura internacional ao ‘Food Corridors’ com outros seis países e integrada ainda na distinção Região Europeia da Gastronomia 2021.
De acordo com os promotores, a loja contém 62 produtos dos vários municípios da região. Os artigos podem ser vistos em loja e no catálogo constam os produtos disponíveis, bem como o contacto direto dos agentes locais.
Os visitantes podem adquirir os produtos na própria loja, através de um código ‘QR Code’ ou através do mercado de sabores no ‘shopping online’ Dott.
O edifício que integra a loja foi adquirido pela Câmara Municipal de Coimbra por 585 mil euros e contou com uma requalificação no montante de 339 mil euros.
Nesse mesmo edifício, na Rua Ferreira Borges, vão passar a estar os serviços à habitação e ação social, que anteriormente se localizavam na Rua da Sofia.
“Pretendemos que os cidadãos e as famílias que ajudamos se sintam como parte integrante da cidade e aqui no miolo da cidade é o sítio de acolhimento ideal para tratar de questões da habitação e da ação social”, disse o presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado.
O autarca referiu ainda que foi desencadeado o processo de aquisição do prédio ao lado, que está na “fase de visto do tribunal de contas”, para depois ser renovado e aí serem instalados “serviços da Câmara Municipal”.
A CIM da Região de Coimbra é constituída pelos 19 municípios – 17 do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares), um do distrito de Aveiro (Mealhada) e outro do distrito de Viseu (Mortágua).