4 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Baixa de Coimbra com novo espaço dedicado à componente digital

20 de Setembro 2024

É na Travessa das Canivetas, no centro da Baixa de Coimbra, que está agora instalado o primeiro espaço do país no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, um local físico para implementação do projeto focado na componente digital previsto para esta zona histórica da cidade.

O projeto @BaixaCoimbra, financiado no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi desenvolvido em consórcio pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e pela CoimbraMaisFuturo, contemplando um investimento de 1,236 milhões de euros, o terceiro maior montante a nível nacional.

Este espaço será o centro nevrálgico da transformação digital e da modernização do comércio local, um núcleo agregador destinado a unir comerciantes, entidades e tecnologia para revitalizar esta zona histórica da cidade.

O plano, que deverá estar implementado até o final de 2025, prevê a utilização de ferramentas digitais para gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes.

Segundo Miguel Fonseca, vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego da CMC, a Casa do Bairro é o “motor de funcionamento” do @BaixaCoimbra.

O local, “que é estratégico, no Beco das Canivetas, no coração de Coimbra”, irá ser “um ponto charneira”, onde vão concentrar-se as principais atividades que este projeto tem, afirmou.

Sob a responsabilidade da Gestora do Bairro, Rosa Gonçalves, e com o apoio de 20 Embaixadores de Rua, a Casa do Bairro irá promover a proximidade entre comerciantes e instituições, oferecendo apoio técnico e formação para a transição digital.

Rosa Gonçalves esclareceu que, na Casa do Bairro, os comerciantes poderão encontrar, “principalmente, uma equipa que está a trabalhar com e para eles”, uma “equipa técnica para dar todo o apoio”.

Numa primeira fase será para “conhecer pessoalmente todos os comerciantes da Baixa”.

O presidente José Manuel Silva afirmou que o “projeto dos Bairros Comerciais Digitais é absolutamente essencial”, acrescentando que “o ventrículo esquerdo do coração da Baixa vai começar a bombar com mais força, alegria, energia e perspetivas de futuro”.

“Faz parte do nosso Plano Marshall para a Baixa e é um dos aspetos mais relevantes, é a transformação digital da Baixa, é fazer a Baixa chegar a todo o mundo”, acrescentou, frisando que o plano só terá êxito se “os comerciantes colaborarem ativamente”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM