O espetáculo “A Grande Emissão do Mundo em Português”, do Teatrão, vai ser apresentado hoje, às 21h30, no campo de jogos do Centro Norton de Matos.
A companhia de teatro continua assim a sua temporada “fora de portas”, levando este espetáculo a algumas das freguesias do concelho de Coimbra. Depois da estreia na Freguesia de Torres do Mondego, seguiu para a União de Freguesias (UF) de Trouxemil e Torre de Vilela e UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa. Chega agora, para encerrar este ciclo, a este espaço da Freguesia de Santo António dos Olivais.
Com uma duração de cerca de hora e meia, este espetáculo tem entrada livre, embora esteja sujeito a reserva (239 714 013, 912 511 302 ou info@oteatrao.com) devido às medidas de prevenção impostas pela covid-19.
As portas da Emissora Nacional voltaram a abrir-se, assim, para a terceira temporada d’ “A Grande Emissão do Mundo Português”, desta vez com o cenário a circular por algumas freguesias de Coimbra. Depois de duas temporadas de sucesso dentro de portas, com todas as questões de segurança asseguradas, voltou agora à rua, num evento circulante que, através de notícias, anúncios publicitários, momentos musicais ou rubricas regulares, pretende focar o papel que a Emissora Nacional teve na difusão da ideologia do Estado Novo, permitindo ao espetador medir os passos entre as décadas 40, 50 e 60 no século passado e 2021. “A par disso, surge a possibilidade de espreitar ‘por trás da fechadura’ (ou da porta do estúdio) e olhar para a magia da rádio, ao mesmo tempo que o público acompanha as transformações políticas e sociais de um período conturbado da história nacional”, explica O Teatrão.
A companhia realça também que “esta circulação pelas freguesias corrobora a atitude de proximidade que é matriz do trabalho” que tem vindo a desenvolver e que procura “criar oportunidades de acesso” à atividade que desenvolve. “Longe ou perto da Oficina Municipal de Teatro, os habitantes de Coimbra devem poder ver os nossos espetáculos e tornar-se espetadores assíduos da atividade cultural gerada e programada neste território”, sublinha, dando conta que a circulação deste espetáculo se realiza em colaboração com a Câmara de Coimbra e com as respetivas Juntas de Freguesia.
No âmbito deste ciclo, O Teatrão aproveitou também as férias escolares para promover, esta semana, um programa de férias para crianças e jovens dos 10 aos 14 anos, workshops que promovem a criação teatral a partir da relação dos locais que visitam. Eiras e São Paulo de Frades, Torres do Mondego, Taveiro e Almalaguês são os locais por onde estes jovens passam, de segunda feira até hoje, para dizer que “Coimbra também é aqui”. Com esta iniciativa, a companhia de teatro pretende “levar os mais novos a conhecer e explorar freguesias mais distantes do centro da cidade, ao mesmo tempo que exploram as ferramentas do teatro”.