As carreiras dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão chegar ao Orelhudo. A Freguesia de Cernache vai contar assim com mais e melhores transportes públicos, sendo este um reforço na rede muito desejado pelo executivo e pela população.
A proposta para prolongar a rede dos SMTUC ao Orelhudo foi aprovada na reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra de segunda feira e integra-se no desejo da autarquia e dos SMTUC de continuar a melhorar o serviço de transportes públicos no concelho.
Esta proposta surge na sequência da entrada em funcionamento das cinco novas linhas que a Câmara preparou para a alongar a rede dos SMTUC e que, desde dezembro do ano passado, servem as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego, com mais de 140 horários e cerca de 2000 quilómetros. Um reforço que, como realça o Município, “permitiu um aumento significativo da oferta a nível de horários e que os habitantes destas zonas passassem a usufruir dos passes sociais e tarifários praticados nos SMTUC”.
A Câmara recorda, ainda, que a introdução destas novas linhas foi sendo acompanhada pelos serviços municipais e pelos SMTUC de modo a “apurar eventuais necessidades de ajustamentos na oferta e ir ao encontro de algumas solicitações da população, como por exemplo o acesso à Extensão de Saúde de Cernache”. Algumas dessas alterações foram introduzidas em novembro passado e, nessa altura, entraram em funcionamento as Linhas n.º 201 e 201T, que passaram a servir as povoações de Vila Pouca e Casa Telhada. A possível extensão da rede à povoação de Orelhudo já estava, nessa data, a ser estudada, através da introdução de uma variante da Linha n.º 201, denominada de Linha n.º 203.
A proposta agora aprovada pelo executivo municipal passa pela extensão da rede de transportes públicos até à localidade de Orelhudo, através de um serviço flexível, a Linha n.º 201 (Cernache – Vila Pouca), sendo que esta variante vai passara a ter a designação de Linha n.º 203 (Cernache/Casconha – Orelhudo) e será realizada com base no aproveitamento dos meios existentes ao serviço da Linha n.º 201, não sendo necessária a afetação de mais meios humanos e materiais. Na Linha n.º 201 vai ser, contudo, suprimido um horário nos dias úteis (partida de Cernache às 7h42 e de Vila Pouca às 7h53), que tinha procura reduzida e para a qual existe oferta antes e depois, com pouca diferença horária.
A nova variante, com a designação de Linha n.º 203, vai fazer o seguinte percurso: o ponto de horário será Cernache (Casconha), Rua da Escola, Rua da Ribeira da Casconha, Orelhudo (Rua das Alminhas, Rua de Baixo e Largo da Fonte), Estrada Principal, Rua Fonte da Lapa, Rua da Escola e novamente Cernache (Casconha), sendo que, em alguns horários, terminará na Extensão de Saúde de Cernache. Desta forma, a localidade de Orelhudo passa a ser servida com oito viagens nos dias úteis, quatro aos sábados e três aos domingos e feriados.
Recorde-se que a extensão dos transportes ao lugar de Orelhudo era uma reivindicação da Junta de Freguesia e da população que chegou mesmo a fazer um abaixo-assinado, subscrito por 130 habitantes e que, de acordo com a Junta, foi entregue aos SMTUC a 6 de outubro. A 10 de novembro, o executivo desta Freguesia, liderado por António Lopes, e representantes da Comissão de Moradores do Orelhudo reuniram com representantes do Conselho de Administração dos SMTUC, tendo ficado então decidido o alargamento da linha a esta localidade “num curto espaço de tempo”.
“À semelhança das anteriores lutas dos moradores dos lugares de Vila Pouca, Feteira e Telhadela, com o apoio da Junta de Freguesia de Cernache, agora também o Orelhudo, graças à sua resiliência passa a estar abrangido pela linha dos SMTUC”, congratula-se o executivo.
Depois de aprovada a proposta pelo executivo da Câmara de Coimbra, as carreiras dos SMTUC devem começar a circular no lugar de Orelhudo a partir de 4 de janeiro.