14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Autocarros dos SMTUC começam a circular na zona norte na quinta feira

26 de Março 2021

Largas dezenas de pessoas assistiram, na segunda feira, no recinto de festas de Souselas, à apresentação dos seis autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que vão começar a circular na zona norte do concelho já na próxima semana, no dia 1 de abril. Está assim prestes a concretizar-se uma ambição antiga das populações, que passarão a dispor agora de mais e melhores transportes.

Zilda Monteiro

A chegada dos autocarros dos SMTUC à zona norte do concelho representa “um marco histórico” para a Freguesia de Brasfemes e para a União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão. Os seis novos veículos, apresentados na segunda feira à população, vão começar a circular na quinta feira, cumprindo-se assim uma ambição antiga deste território.

Na cerimónia de apresentação dos veículos – que ostentam a imagem de Eduardo Lourenço, antecipando assim a homenagem que Coimbra lhe vai prestar por ocasião do centenário do seu nascimento, em 2023 –, o presidente da UF, Rui Soares, recordou que esta era uma reivindicação que remonta já a 2013 e congratula-se por a ver agora concretizada, para bem da população e do desenvolvimento destas freguesias.

“Temos bons acessos e temos quase tudo. Faltavam os transportes”, frisou, considerando que estes são fundamentais para o desenvolvimento das freguesias e também para fixar as pessoas, promover a recuperação das habitações e evitar que moradores saiam para outras freguesias e mesmo outros concelhos.

“Se associado a isto, a Câmara conseguir baixar as taxas urbanísticas e despachar os processos seguramente que, em pouco tempo, vamos ter muito mais pessoas a morar na zona norte de Coimbra”, disse, deixando ainda um apelo ao presidente da autarquia, Manuel Machado, para que viabilize a conclusão das obras no recinto de festas de Souselas, um espaço que, no futuro, será “a sala de visitas” da UF.

Sobre as novas linhas, considera que vão servir bem o território, apesar de poderem vir a ser necessários alguns ajustes no futuro.

Dirigindo-se às muitas pessoas presentes, Manuel Machado disse que este é “um dia especial, um dia muito feliz”, sentindo “orgulho por cumprir a palavra dada para melhorar a qualidade dos serviços prestados às populações”.

Nesta reta final dos preparativos para a chegada dos SMTUC ao norte do concelho, recordou também que este era “um desejo antigo das populações de Souselas e Botão, de Brasfemes, mas também de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela… de Coimbra”, mas também da Câmara Municipal que desejava que pudesse ter sido concretizado mais cedo.

“Para que isto fosse uma realidade, já no próximo mês de abril, muito trabalho invisível teve de ser feito. É agora possível devido à valorização que estrategicamente fizemos nos últimos sete anos nos SMTUC”, explicou, recordando que para tal foi preciso contratar mais motoristas e comprar mais autocarros.

“Esta estratégia, que permitiu que alargássemos a oferta primeiro à zona sul, agora à zona norte e, em breve, para as freguesias da margem direita até ao limite do concelho, é suportada pelos cofres municipais. Isto é, pelos impostos pagos pelas famílias de Coimbra, com muito poucas ajudas da administração central do Estado”, frisou.

Manuel Machado realçou que o objetivo do Município passa por fazer chegar os SMTUC a todas as localidades do concelho, “mesmo que isso demore mais do que aquilo que todos queríamos”.

Estas novas cinco linhas vão beneficiar mais de 20 mil pessoas, que passam a ter maior oferta, fiabilidade e qualidade dos transportes públicos. Vão servir a Freguesia de Brasfemes, que esteve também representada nesta cerimónia pelo presidente João Paulo Marques, e a UF de Souselas de Botão mas vem reforçar também a oferta nas UF de Eiras e S. Paulo de Frades e Trouxemil e Torre de Vilela.

Estes seis autocarros representam um investimento de 428 mil euros, financiado exclusivamente pelos cofres municipais.

Recordando a célebre frase “Mais importante que o destino é a viagem”, de Eduardo Lourenço, que passará a circular pela cidade, Manuel Machado sublinhou que é para isso que a autarquia trabalha diariamente, “para que a viagem seja melhor, independentemente do destino escolhido por cada um dos nossos concidadãos”.

Sessões de esclarecimento à população

Para esclarecer as populações destas localidades, os SMTUC estão a promover sessões, onde dão a conhecer as novas linhas, tiram dúvidas e procedem também à venda e carregamento de títulos de transporte.

Esta semana decorreram já algumas em Souselas, Póvoa do Loureiro, Mata de S. Pedro, Marmeleira, S. Martinho do Pinheiro e Brasfemes. Estão ainda agendadas duas para segunda feira – uma junto ao Centro de Saúde de Souselas, das 9h30 às 12h30, e outra em frente à capela de Larçã, das 14h00 às 17h00.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM