27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Autárquicas: Conimbricenses elegem domingo os seus representantes

24 de Setembro 2021

Os conimbricenses vão eleger, no domingo, quem desejam para seus representantes nos próximos quatro anos. As eleições autárquicas chamam novamente os portugueses às urnas, um direito cívico que podem exercer entre as 8h00 e as 20h00.

Em Coimbra há oito partidos candidatos à liderança do Município, sendo que destes quatro são “repetentes” (Manuel Machado, José Manuel Silva, Francisco Queirós e Jorge Gouveia Monteiro) e outros quatros são “estreantes” (Miguel Ângelo Marques, Tiago Meireles Ribeiro, Filipe Reis e Inês Tafula). Para além da eleição dos 11 elementos para a Câmara Municipal e dos 33 para a Assembleia Municipal, serão ainda eleitos os membros das 18 Assembleias de Freguesia do concelho.

De acordo com os dados preliminares dos Censos 2021, revelados nos finais de julho, Coimbra tem atualmente 140.796 habitantes e, destes, são chamados a participar nas eleições autárquicas de domingo 126.227.

A campanha eleitoral encerra hoje, tendo a Comissão Nacional de Eleições (CNE) alertado já para a proibição de qualquer tipo de ação de propaganda na véspera e no dia das eleições, seja por que meio for.

Em comunicado, realça que propaganda eleitoral é toda a atividade que “vise direta ou indiretamente promover candidaturas, seja dos candidatos, dos partidos políticos, dos titulares dos seus órgãos ou seus agentes, das coligações, dos grupos de cidadãos proponentes ou de quaisquer outras pessoas, nomeadamente a publicação de textos ou imagens que exprimam ou reproduzam o conteúdo dessa atividade”.

Recomenda ainda a todos os intervenientes, sejam candidatos, responsáveis políticos, agentes do processo eleitoral ou profissionais da comunicação social, que se abstenham de quaisquer comportamentos que possam constituir propaganda eleitoral no dia das eleições dos Órgãos das Autarquias Locais.

De acordo com os dados divulgados pela CNE, há mais de 9,3 milhões de eleitores que podem votar nas eleições autárquicas de domingo, sendo entregue a cada um três boletins de voto – um para eleger o Executivo das Câmaras Municipais do país, outro para as Assembleias Municipais e um terceiro para a eleição das Assembleias de Freguesia.

De referir que existem em Portugal 308 municípios e 3.091 Juntas de Freguesia.

 

 

 


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM