As associações juvenis do concelho de Coimbra podem candidatar-se, até 28 de junho, ao apoio municipal, através de formulário que está disponível no site da Câmara Municipal. A autarquia explica que este apoio financeiro se destina a associações juvenis legalmente constituídas, que prossigam no Município “fins de interesse municipal, fundamentadas no seu plano de atividades, e que se encontrem inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem, sendo membros do Conselho Municipal da Juventude de Coimbra”.
Com esta medida, a Câmara pretende “apoiar de forma rigorosa, transparente e criteriosa as associações juvenis”, criando assim “condições para o crescimento, inovação e descentralização das atividades realizadas pelas associações juvenis, de modo a estimular a participação pública”, reconhecendo também a importância que têm na formação dos jovens.
Compete depois à autarquia avaliar, segundo os critérios estabelecidos, o interesse público municipal do plano de atividades para o ano em curso e o seu contributo para o desenvolvimento juvenil do concelho, o dinamismo da atividade juvenil que promove, bem como o número de participantes abrangidos, entre outros critérios.
O prazo para a entrega das candidaturas termina a 28 de junho e os serviços municipais têm depois 45 dias para elaborar uma proposta de decisão, para ser validada, posteriormente, pelo executivo municipal.