17 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Associação de Professores promove várias atividades culturais e recreativas

9 de Outubro 2020

A Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP) dinamiza as mais variadas atividades culturais e recreativas com vista a promover uma vida ativa e saudável. A delegação de Coimbra, que funciona na Travessa da Rua dos Combatentes da Grande Guerra, nº 1-3, na União de Freguesias de Coimbra, conta com mais de meia centena de associados, a quem procura assegurar respostas abrangentes e que os ajudem nesta fase das suas vidas.

Criada há 39 anos por um grupo de professores, que se uniu para dar vida a “uma associação cuja missão fosse a solidariedade efetiva entre os seus associados”, a ASSP atua em todo o país e, de acordo com a presidente de Coimbra, Maria Emília Seabra, conta com “quase 12.000 associados”, sendo a “maior instituição de solidariedade de professores” do país, abrangendo quase todos os distritos do Continente e também as ilhas dos Açores e da Madeira.

A coletividade presta serviços de natureza social, humanitária e cultural, estando disponível aos professores seus associados mas também aos seus familiares, amigos e outros membros da sociedade. Pretende, como explica Maria Emília Seabra, “promover o envelhecimento ativo” e a melhoria da qualidade de vida, ao proporcionar atividades diversas que são abertas a toda a comunidade.

A delegação de Coimbra é, como frisa a presidente, “a única do país que é Centro de Convívio da Segurança Social”, daí que seja aberta a todos, funcionando como espaço de aprendizagem mas também “de encontro e confraternização”.

Este ano letivo, apesar dos condicionalismos impostos pela pandemia da Covid-19, a programação já começou, estando a associação a planear outras iniciativas, como passeios dentro da cidade, em colaboração com o grupo Portugal Notável, e outros noutros locais do país.

A Delegação de Coimbra tem uma oferta muito variada para este ano letivo. Do calendário constam disciplinas como aguarela, arqueologia, cavaquinho e viola, espanhol, fotografia, história da arte, história da música, história de Portugal, informática, inglês, italiano, literatura portuguesa, pintura, smartphone, teatro, vídeo e yoga & pilates.

De acordo com Maria Emília Seabra, conta com mais de 80 participantes. A presidente da delegação assegura que as instalações estão higienizadas e lembra que é obrigatório o uso de máscara e garantir a distância de segurança, estando todos empenhados no cumprimento das normas da Direção Geral de Saúde.

“Queremos assegurar o envelhecimento ativo e saudável e proporcionar momentos de alegria e convívio a todos. As pessoas estão cansadas de estar em casa em confinamento e precisam de conviver, desde que sejam acauteladas todas as normas de segurança. A associação está atenta a isso e está consciente de que é muito importante que saiam e confraternizem porque se se mantiverem permanentemente em casa não ‘morrem’ da Covid mas ‘morrem’ de tristeza”, alerta.

As atividades estão disponíveis a todos os que queiram inscrever-se, através do telefone 239 483 952. Funcionam nas instalações da associação, em ambientes preparados para os receber em segurança.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM