23 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Artesanato Urbano regressa amanhã à Praça do Comércio

10 de Dezembro 2021

A Feira de Artesanato Urbano vai animar amanhã a Praça do Comércio. Cerca de duas dezenas e meia de expositores vão apresentar os seus criativos trabalhos na Baixa, tornando ainda mais atrativo este centro comercial a “céu aberto” nesta quadra natalícia.

Este evento é um dos que integra a programação de Natal no “coração” da cidade, que inclui realizações diversas, para todas as idades, que se vão estender até 6 de janeiro. Esta feira vai decorrer das 9h00 às 18h00, na requalificada Praça do Comércio, onde os visitantes vão encontrar muitos produtos artesanais de cariz urbano, uma arte que alcança cada vez maior expressão no atual contexto cultural, social e económico. Sendo esta a edição que antecede o Natal, haverá sugestões alusivas a esta quadra festiva, propostas originais e criativas para presentear familiares e amigos.

Promovida pela Câmara de Coimbra, esta feira “pretende incentivar a população local a práticas regulares de lazer e de socialização”, de forma a trazer maior afluência de pessoas à Baixa e a “fomentar a dinâmica ao nível do comércio”, depois de um longo período de maior estagnação devido à pandemia da covid-19.

A autarquia assegura que a feira “cumpre as regras de salvaguarda da saúde pública e da segurança de expositores e de público, respeitando, assim, todas as normas em vigor e as medidas que determinam práticas consolidadas de minimização dos riscos de contágio da doença de covid-19 na comunidade em geral”.

Artesanato e muita animação

Mas nem só o artesanato convida a visitar a Baixa por estes dias. O programa natalício decorre até 6 de janeiro com animação diversa. Para além da iluminação que embeleza a cidade, amanhã há também cantares de Natal nas Escadas de S. Tiago (11h00 e 17h00), na Praça 8 de Maio (16h30) e no Largo da Portagem (17h30).

Destaque ainda para o comboio de Natal que circula pela Baixa, o carrossel parasiense que se encontra no Largo da Portagem e para a tenda com insufláveis, trampolim e para o sítio do Pai Natal, com ateliê de pinturas, que estão na Praça do Comércio.

Estas são apenas algumas das muitas atrações que convidam população e visitantes a desfrutarem do “coração” de Coimbra.

***********

Tradicionais festas da passagem de ano canceladas

O Executivo da Câmara de Coimbra decidiu cancelar as festividades tradicionais da passagem de ano, devido à pandemia. “Não há neste momento uma pressão externa sobre os Hospitais da Universidade de Coimbra, em termos de internamento, mas a imprevisibilidade da evolução da situação não nos permite avançar em segurança com as comemorações na sua forma tradicional”, disse o presidente, José Manuel Silva, no início da reunião de segunda feira. Adiantou, contudo, que será feita “uma comemoração mais limitada”.

O dinheiro que estava previsto para esta celebração, cerca de 200 mil euros, vai ser canalizado para os Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que, segundo o autarca, vivem uma situação “grave”. “As queixas que nos chegam são diárias. É urgente melhorar o serviço prestado pelos SMTUC e estamos a fazer isso”, frisou.

Para além desta verba, o Executivo aprovou também uma proposta para a atribuição de um subsídio à exploração de 1.055.252,19 euros aos SMTUC, montante que se destina a garantir a sua atividade e a cobrir o custo social dos transportes.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM