Uma aplicação mobile que promove a entreajuda e economia circular na comunidade estudantil do Ensino Superior, através da troca ou doação de bens entre estudantes, é o projeto vencedor da 17.ª edição do Concurso Regional Poliempreende, que decorreu na quarta feira, nos Serviços Centrais do Politécnico de Coimbra (IPC).
A equipa GREEC, constituída por quatro estudantes do IPC – Marco Filipe e Nuno Correia (ESTeSC), Pedro Gaspar (ISEC) e Soraia Sousa (ISCAC) – e a estudante do Politécnico de Portalegre Fernanda Bresciani, vai representar o IPC no concurso nacional e recebe um prémio monetário no valor de 2.000 euros e 12 meses de incubação no INOPOL Academia de Empreendedorismo, para apoio à constituição da empresa.
A equipa vencedora espera que este projeto providencie “um serviço facilitador no que diz respeito à diminuição de desigualdades materiais na comunidade”. Para além de anunciar a troca ou doação de bens entre estudantes, a app permite também anunciar serviços por parte de empresas com o mesmo target market (como, por exemplo, centros de explicação) e publicitar negócios que atinjam efetivamente o público-alvo que as empresas pretendem.
Recorde-se que este projeto já venceu a primeira edição do Concurso de Ideias de Cocriação de Inovação no IPC, no âmbito do projeto Link Me Up – 1000 Ideias, realizado no mês passado. Soraia Sousa, porta-voz da equipa, destaca a “ambição e motivação” do grupo e o acompanhamento da empresa parceira Critical Software e acredita que o projeto seja reconhecido na edição nacional do Concurso “pela sua capacidade de colmatar um problema social e ambiental, assim como unir-se à tecnologia e ser uma novidade no mercado”.
Na 17.ª edição do Poliempreende no Politécnico de Coimbra foram submetidas 33 ideias de negócio, de áreas científicas muito diversas e representativas das seis escolas do IPC. Sara Proença, pró-presidente do IPC e Coordenadora Regional do Poliempreende, destaca as equipas “cada vez mais diversas e multidisciplinares, congregando elementos oriundos de várias unidades orgânicas e de diferentes perfis, estudantes e professores/investigadores, o que se afigura determinante para o sucesso dos projetos”.