16 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

APCC apresenta histórias dos utentes e da instituição

18 de Dezembro 2020

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) estreou, anteontem, um espetáculo online onde conta histórias dos utentes e da própria instituição. Designado “Mim”, este é “um álbum de histórias em forma de espetáculo”, criado pela APCC, onde se abrem “as portas dos armários da Sala do Teatro, na Quinta da Conraria, para mostrar o que dizem os objetos que neles se guardam sobre os utentes que fazem o quotidiano daquele espaço”.

Pensado inicialmente para ser um espetáculo com público presencial, “Mim” foi transformado tendo em conta as restrições provocadas pela pandemia, mas mantendo “o propósito de dar vida a estas narrativas, sem baixar os braços nem adiar as palavras”, explica a instituição.

Para assistir, basta aceder a e poderá então ver como os utentes da APCC se transformam em contadores de histórias e entrar no universo particular de cada um, seguindo cada som, cada palavra e cada movimento como se de pistas se tratassem para saber mais sobre eles.

Este espetáculo integra o projeto “Museu de Nós”, que assume a visão da Quinta da Conraria enquanto casa que guarda as histórias da APCC, dos seus utentes, familiares e colaboradores. Desenvolvido no âmbito das atividades dos dois grupos de teatro da Associação (Sala T e Projeto Estúdio), este projeto é inspirado no Museu da Inocência, de Orhan Pamuk, distinguido com o Prémio Museu Europeu do Ano 2014. Tem entre os seus objetivos gerais valorizar a pessoa com deficiência, o seu percurso e a sua história, utilizar o trabalho artístico como um facilitador da interação e criar momentos e experiências que contribuam para potenciar capacidades, sendo cofinanciado pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM