19 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

APBC quer Baixa com vida para trazer famílias

18 de Março 2022

A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) quer manter a Baixa dinâmica e cheia de vida, de forma a atrair as famílias conimbricenses ao “coração” da cidade. Para tal, em parceria com entidades diversas, continua a apostar num programa abrangente e diversificado, que pretende reunir iniciativas que vão ao encontro de todo o tipo de públicos.

Das várias propostas, destaque para o evento “Ventos do Deserto”, iniciativa que integra a programação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) e que esteve prevista para o sábado passado mas que acabou por ser adiada para amanhã devido ao mau tempo.

Este evento vai decorrer, das 10h30 às 12h30, em vários espaços da Baixa, num percurso que começa na Praça 8 de Maio e segue até ao Largo do Paço do Conde. A contadora de histórias e bailarina Sofia Souto Moniz e o músico Alex Lima vão apresentar uma sequência de narrativas cantadas, contadas e dançadas, animando assim o centro da cidade.

A exposição fotográfica “Depois da Noite Europeia dos Investigadores”, que está patente, até dia 30, no Café Santa Cruz, é outra das propostas para quem visita a Baixa. Promovida pela UC, em parceria com a APBC e com o apoio da Câmara de Coimbra, revisita os melhores momentos da edição de 2021 deste evento de divulgação científica, em Coimbra. Recorde-se que no âmbito desta iniciativa foram realizadas, a 30 de setembro de 2021, atividades de divulgação científica em 45 pontos/espaços comerciais da Alta e da Baixa.

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) também escolhe a Baixa para, até ao final do mês, apresentar a arte dos seus utentes, através do projeto “Fora de Sítio”. Mais de duas dezenas de esculturas criadas na oficina da instituição podem ser, assim, apreciadas em 18 espaços comerciais desta área da cidade. Em causa estão obras resultantes da interpretação e releitura de pinturas da autoria de artistas de referência, nomeadamente Van Gogh, Miró, Basquiat, Yerka, Magritte, Matisse, Picasso, Cézanne, Sesow e Klimt, que ganharam dimensão tridimensional às mãos dos utentes da APCC. “Fora de Sítio” é uma iniciativa da APCC, com o apoio da APBC, que pretende levar uma parte do trabalho que é realizado na instituição a lugares eventualmente inesperados e, consequentemente, a um público mais alargado.

“O nosso propósito passa por ter, todos os sábados, esticando a manhã para a tarde, um evento na Baixa, acima de tudo ligados à arte, à cultura e à música. Acredito que pela arte a Baixa vai crescer”, realça a presidente da APCB, Assunção Ataíde. Congratula-se com o facto de os comerciantes aderirem e abrirem as suas portas a estes eventos que aliam arte e comércio e espera que, desta união, surja uma Baixa “mais badalada”.

Assunção Ataíde não esconde que os turistas são “muito importantes” para a economia mas considera que o dinamismo e revitalização da Baixa tem que passar também por “atrair as pessoas da cidade ao seu centro histórico”. Adianta, ainda que, a pensar nas famílias com crianças e também no público em geral, vai ser inaugurada na segunda feira, uma biblioteca na Baixa.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM