A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) faz um balanço positivo das atividades que dinamizou nesta época natalícia. Apesar de terem sido maioritariamente online, a repercussão das iniciativas em clientes e comerciantes é de relevar. A impossibilidade de realizar ações de rua levou a APBC a virar-se para o online e, de facto, “as visualizações, partilhas e comentários nas redes têm sido muito boas”, mas segundo a presidente Assunção Ataíde, também offline se ouve dizer “vou à Baixa, vou ao comércio local”. “Nos últimos fins-de-semana tenho observado muita gente na Baixa e estas dinâmicas que promovemos têm vinculado as pessoas a esta zona da cidade”, revela a responsável.
Desde os vídeos com os testemunhos de figuras públicas a apelar à compra no comércio local à iniciativa “Rua Marquise” – de decorar montras com ilustrações – tudo tem contribuído para atrair à Baixa. O mesmo se pretende, agora, com o lançamento de um filme, com quatro episódios, cujo mote é “Viver o Natal no comércio local”, que envolve todos os associados da APBC e que mostra qualquer necessidade pode ser colmatada no comércio tradicional.