2 de Abril de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ano Jubilar continua domingo com várias atividades

17 de Janeiro 2020

O Ano Jubilar de Santo António e dos Mártires de Marrocos continua domingo (19 de janeiro) com várias atividades na Igreja de Santa Cruz, na Baixa de Coimbra.

Nesse dia, o programa abre, às 15h00, com a inauguração da exposição de painéis “Itinerário da vida de Santo António (1195-1236)” e “Feitos e Milagres de Santo António”, na galeria superior do claustro.

Segue-se, uma hora depois, na Sala do Capítulo, a primeira sessão do ciclo “Diálogos com António”, que conta com a participação de Frei José Pereira, sacerdote franciscano da Ordem dos Frades Menores e autor, coordenador e editor de várias obras sobre Santo António e Santa Clara; António Cortez, poeta, crítico literário, ensaísta e professor de literatura portuguesa e de português; José Carlos Carvalho, pesquisador sobre temas bíblicos e membro da Comissão que está a fazer a nova tradução da Bíblia para português a partir dos textos originais em hebraico, aramaico e grego; e Juan Ambrosio, coordenador deste ciclo e docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, em Lisboa. A sessão será moderada por Secundino Correia, diretor adjunto da revista Mensageiro de Santo António.

As celebrações continuam às 18h00, com um concerto de órgão de tubos na Igreja, pelo organista João Henriques, seguindo-se a celebração da eucaristia, presidida por D. Manuel Pelino, Bispo emérito de Santarém.

Recorde-se que o Ano Santo, convocado pelo Papa Francisco para a diocese de Coimbra, começou no domingo e vai prolongar-se até 17 de janeiro de 2021, com um programa extenso e variado que vai celebrar o Jubileu dos 800 anos dos Mártires de Marrocos e de Santo António. Este será um marco único para Coimbra, que vai ligar a cidade ao mundo, através de um programa pastoral, científico e cultural que evoca a importância que o martírio dos primeiros frades franciscanos em Marrocos teve na vocação de Santo António.

Exposições, colóquios, congressos, música e peregrinações ao Mosteiro de Santa Cruz e à Igreja de Santo António dos Olivais são algumas das muitas realizações que integram esta vasta programação, que pode ser consultada no site oficial do evento (jubileu2020.pt).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM