6 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Ançã – Origem. Gentes. Inquisição” conta história da vila

27 de Setembro 2019

“Ançã – Origem. Gentes. Inquisição”, da autoria de Virgínia dos Santos Silva, é o título do livro que foi apresentado no sábado, no Quintal da Fonte, na vila de Ançã. Promovida pela Biblioteca da Junta de Freguesia de Ançã, em colaboração com o Município de Cantanhede, esta sessão juntou cerca de meia centena de pessoas que quiseram assistir ao lançamento desta obra sobre a vila.

Presente na cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia, Cláudio Cardoso, considerou que “esta obra é relevantíssima e tem um papel fundamental no traçar da nossa memória coletiva”. Para o autarca, trata-se de “um estudo relevante da história milenar da vila de Ançã, resgatando do esquecimento uma narrativa riquíssima que vem dar ainda mais cor ao seu passado histórico”.

“Ançã ganha uma nova base documental para conhecer o seu passado e traçar o seu futuro”, sublinhou.

A apresentação da obra esteve a cargo de Carlos Alberto Poiares, vice-reitor da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que traçou uma visão sociológica deste livro, considerando que se trata de uma obra que “transporta o leitor para a história e as paisagens geográficas, humanas e sociais de Ançã, revelando-se um magnífico GPS para o conhecimento da terra de Jaime Cortesão”.

Participaram ainda nesta apresentação o vice-presidente da Câmara de Cantanhede, Pedro Cardoso, e a autora que, de forma emocionada, agradeceu a presença de todos, em particular de todos os que ajudaram a tornar possível este livro. Fez também uma “apresentação maternal” daquele que foi o trabalho de investigação da sua vida, evidenciando o amor a esta terra e às suas gentes, num livro que “descreve percursos, lança luz sobre o passado, evoca personagens esquecidas e refere circunstâncias que deixaram traços marcantes nesta nossa vila”.

Editado em colaboração com o Município de Cantanhede e com o apoio da Junta de Freguesia, “Ançã – Origem. Gentes. Inquisição” encontra-se à venda junto da autora e nos Postos de Turismo e dos CTT de Ançã.

Virgínia dos Santos Silva nasceu em 1937, em Lisboa. Concluiu o bacharelato e licenciatura em História e pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa. Frequentou cursos de formação em Psicologia, na mesma universidade, e em Relações Públicas. Desde 1996, fixou a sua residência em Ançã, terra natal dos seus ascendentes pelo lado materno, onde tem participado na dinâmica social e cultural da vila histórica.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM