Fundada há 30 anos, em 1994, a Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI) é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) sem fins lucrativos, situada em Coimbra, que trabalha ao serviço da população sénior do concelho e cuja principal missão é promover a protecção e o apoio ao idoso através de informação e atendimento personalizado.
A ANAI procura responder às necessidades da população, e, ao longo dos anos, tem vindo a crescer enquanto instituição.
No âmbito do Dia Internacional do Idoso, que se comemora no próximo dia 1 de outubro, o Despertar falou com a diretora técnica e presidente da direcção da ANAI, Sónia Vinagre, que explicou como tem sido a evolução da instituição desde o primeiro de funcionamento.
Em 1994, a ANAI criou o serviço de apoio domiciliário e, dois anos depois, foi implementada a Universidade do Tempo Livre (UTL), que é, actualmente, considerada uma universidade de excelência pela Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS).
Em 2001 foi criado o centro de dia para os utentes e até 2008, eram estes os serviços que a instituição oferecia. Nesse ano, a IPSS arrecadou o Prémio Fundação EDP para a criação de um Banco de Ajudas Técnicas.
Por fim, em 2021, foi submetida uma candidatura ao projeto da Fundação La Caixa, BPI Séniores, cujo prémio serviu para a implementação do serviço de apoio domiciliário alargado, isto é, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
Sónia Vinagre garante que “novos projetos são sempre bem vindos”.
De momento, e incluindo todos os serviços disponíveis, a ANAI apoia cerca de 380 idosos.
Universidade do Tempo Livre começa ano letivo de forma diferente
Este ano, as atividades letivas da UTL terão um início diferente do costume, uma vez que a ANAI comprou um imóvel, cujas obras de requalificação ainda estão a decorrer, para proporcionar melhores condições aos alunos.
Além disso, todos os anos, as disciplinas são atualizadas, tendo em conta o gosto dos alunos. A UTL apresenta, para o ano letivo de 2024/2025, quatro novas disciplinas, entre elas História da Alimentação em Portugal, Dinâmica da Terra, Património Cultural e Introdução à Museologia. De acordo com a diretora da ANAI, estas “já têm um número considerável de pessoas inscritas”.
Dos restantes temas trabalhados destacam-se a história da música, a história greco-romana e a pintura, entre outros.
Na “nova casa”, localizada na Rua das Romeiras, em Coimbra, gostavam de receber, este ano, cerca de 300 alunos.
O investimento no novo imóvel causou algum transtorno financeiro à ANAI, mas, segundo Sónia Vinagre, as “ajudas são muitas”. A profissional mostra-se grata pela disponibilidade do tecido empresarial da cidade e da população em geral, que “têm sido muito generosos”.
Dia do Idoso vai ser assinalado com atividades
Este ano as comemorações do Dia do Idoso serão no centro de dia da ANAI, com um almoço diferente e com diversas atividades para os idosos, por forma a que se mantenham ativos, no caso dos que ainda têm condições mentais e motoras, uma vez que o envelhecimento ativo tem sido uma das maiores preocupações da instituição.
A ANAI assume-se como parceira da causa e, por esse motivo, trabalha com uma animadora sociocultural e uma psicóloga de estimulação cognitiva. Além disso, são dinamizadas várias oficinas de cerâmica, pintura e bordados, que ativam competências como a criatividade, por exemplo.
Idosos assumem papel importante na sociedade
Sónia Vinagre, que se mostra satisfeita por exercer a sua profissão, explicou que o papel dos idosos na sociedade é de “extrema importância”, uma vez que “têm experiência de vida e a partilha que eles nos transmitem todos os dias é uma mais valia”.
A profissional trabalha com idosos há 23 anos e, segundo a mesma, a aprendizagem é constante.
“Todos os dias continuo a aprender. É um prazer trabalhar com a população sénior”.