23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Amigos do Espinhal encontram-se amanhã na Quinta da Cerca

31 de Maio 2019

Mais de 400 pessoas são esperadas, amanhã (1 de junho), no VI Encontro de Amigos do Espinhal, evento que é já uma referência nesta vila do concelho de Penela, promovendo um dia de partilha e convívio entre os “filhos da terra”.

O Encontro decorre no Parque de Lazer da Quinta da Cerca e vai juntar a população do Espinhal mas também todas as pessoas com ligação à terra que, mesmo estando fora, voltam neste dia para “matar saudades”, recordar o passado e regressar às raízes.

Para o presidente da Junta de Freguesia do Espinhal, Luís Dias, este é “um dia de celebração” para todos os presentes. Recorda que este evento, que vai já na sexta edição, foi criado precisamente para “dedicar um dia ao encontro das pessoas do Espinhal, promovendo o reencontro e o convívio”. A adesão tem sido significativa, com cerca de 400 participantes nas últimas edições, número que os promotores gostavam de ultrapassar este ano.

Para tal, a Junta preparou um programa convidativo que abre, logo às 9h30, com uma caminhada que vai do Parque Verde à Pedra Ferida. Este evento é facultativo, podendo participar quem desejar. Para tal, basta que apareçam no local, à hora marcada.

O Encontro propriamente dito começa com o almoço, às 13h00, no Parque Verde. Tal como tem sido tradição, o porco no espeto vai ser acompanhado de arroz de feijão e, este ano, tem uma vertente ecológica, já que todos os participantes foram desafiados a levar os pratos e talheres, de forma a ajudar a diminuir o consumo de plástico.

Durante a tarde não vai faltar a animação, assegurada pela Sociedade Filarmónica do Espinhal e por outros “talentos caseiros” que, como explica Luís Dias, vão animar o recinto com “danças e cantares” e também com as concertinas. Ao longo do dia, os participantes vão poder divertir-se também no Parque de Arborismo, beneficiando de um desconto de 50 por cento, graças a uma parceria que a Junta fez com a empresa responsável por esta atividade.

“Queremos que este seja um dia muito divertido para todos, num dos nossos belos espaços”, sublinha o presidente, recordando que este parque foi alvo, recentemente, de uma intervenção, apoiada pelo Fundo Ambiental, no âmbito do projeto “Laboratório Rios”, inaugurado naquele parque pelo ministro do Ambiente, Matos Fernandes, e que, como recorda o presidente, beneficiou “várias ribeiras do concelho de Penela que foram atingidas pelos incêndios de 2017”.

“O ‘Laboratório Rios’ fez-se ali naquela zona não porque ardesse, mas para ficar a demonstração do que se fez ao longo do concelho nas várias ribeiras”, realça, dando conta que foram executadas várias intervenções, como podas de árvores, limpeza das margens, conservação da natureza e travessia do rio com várias técnicas naturais, entre outras.

Para Luís Dias esta obra representa “um melhoramento significativo” no parque, um espaço que é “um dos pontos centrais de visita da vila, a par com outras zonas muito bonitas que vale a pena conhecer”, como a Pedra Ferida, S. João do Deserto, entre outras.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM