25 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Alvaiázere transforma-se na “Capital do Chícharo”

4 de Outubro 2018

O Município de Alvaiázere transforma-se, de amanhã a domingo (5 a 7 de outubro), na “Capital do Chícharo”, graças a um evento abrangente que congrega a Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato (FAFIPA) e o Festival Gastronómico do Chícharo.

Com um conjunto de novidades anunciadas para esta edição, o programa aposta na diversidade para conquistar o público. A componente gastronómica continua a ser uma das grandes atrações da festa, com a promoção de um dos produtos mais típicos da região – o chícharo.

Quase esquecida da cozinha contemporânea, esta leguminosa, que é muito semelhante em aspeto ao tremoço, pode ser cozinhada da mesma forma que o feijão, podendo acompanhar pratos tão diferentes como peixe, enchidos, bacalhau, entrecosto, cabrito, sopa, migas e tartes. As tasquinhas presentes no recinto, bem como a rede de restaurantes aderentes e os produtores de produtores regionais vão apresentar o chícharo das mais diversas formas, dando assim a provar aos visitantes um dos produtos mais típicos que Alvaiázere e a região têm para oferecer.

“O programa desenhado demonstra que o Município de Alvaiázere está empenhado em promover um evento que pretende ser muito mais do que uma atividade de entretenimento, mas antes um meio de promoção do território e dos seus recursos endógenos, potenciando, desta forma, o surgimento de mais oportunidades de negócio, o crescimento da economia local e o reforço da notoriedade do concelho”, realça a autarquia no seu site.

Visitas ao património, exposições várias, bailes, animação de rua, uma corrida de touros, o emblemático passeio de tratores, o passeio de clássicos e um passeio de bicicletas antigas são algumas das atrações previstas para estes três dias de festa.

Tal como tem sido habitual, o desporto não é esquecido, sendo de destacar a realização do torneio de futebol de formação “Al-Bayazira Youth Cup” e mais uma edição do “Trail do Chícharo”.

E como não há festa sem música, o evento “Alvaiázere Capital do Chícharo” aposta também num atrativo cartaz musical. Amanhã atua a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, “Whales” e “Agir”. No sábado sobem ao palco “Les Crazy Coconuts” e “Amor Eletro” e no domingo, a encerrar, está o Festival Internacional de Acordeão e o concerto de “Toy”. De referir ainda que, no domingo, não faltará a animação, com o programa Somos Portugal, da TVI, a ser transmitido em direto deste certame.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM