21 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Alvaiázere inaugura nova praça no Dia do Município

11 de Junho 2021

O Município de Alvaiázere comemora, no domingo, o seu Feriado Municipal. Apesar dos condicionalismos impostos pela pandemia, a autarquia assinala a data com um conjunto de eventos que têm como ponto alto a inauguração da nova praça e das obras de regeneração da zona envolvente à Câmara Municipal.

Estes novos espaços estão já ao usufruto da comunidade, tendo sido abertos logo após a conclusão das obras. A presidente da autarquia, Célia Marques, recorda que este projeto confere “uma nova centralidade a Alvaiázere”, dando-lhe “uma visão mais moderna, mais contemporânea”, bem como “uma nova perspetiva de desenvolvimento para o futuro”.

“Todos os núcleos urbanos, até os mais pequenos, têm um ponto de encontro, um centro, uma praça, um largo, uma praceta, que funciona como ponto de encontro. Ora, Alvaiázere não tinha e a mim era uma coisa que me incomodava. É muito importante haver esse ponto porque é o que cria o sentido de comunidade, de pertença, de grupo, onde as pessoas se encontram, onde socializam, e nós precisamos disso”, realça Célia Marques, congratulando-se com esta “sensação de comunidade” que estes novos espaços vieram criar. Espera que, para além da promoção do lazer e da confraternização, possam proporcionar outras dinâmicas e acolher diferentes iniciativas, apoiando o mercado local.

Recorde-se que o projeto decorreu em duas fases, tendo a primeira contemplado a zona envolvente aos Paços do Concelho e a segunda a criação da nova praça, na zona contígua. No total, a intervenção representou um investimento de 800 mil euros, que contou com um elevado financiamento comunitário no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

Esta inauguração será, portanto, o ponto alto das comemorações do Dia do Concelho de Alvaiázere, que vão decorrer a partir das 16h30. O programa inclui também a sessão solene, com os tradicionais discursos e as homenagens a “um alvaiazerense ilustre” e às “pessoas que estiveram envolvidas localmente no combate à covid-19”. Serão, ainda, lançados dois livros editados pela autarquia e entregues os prémios do concurso ‘Alvaiázere Sabe Bem’.

Tendo em conta os condicionalismos impostos pela pandemia, o programa vai ser transmitido online, nas redes sociais da Câmara.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM