Muito perto de 400 alunos e professores da Escola Básica e Secundária da Quinta do Vale das Flores estão a recuperar, desde sexta feira, as pinturas artísticas que se encontram no mural do CoimbraShopping, precisamente em frente a este estabelecimento de ensino.
Com 14 anos de existência, esta obra de arte, que reúne cerca de 75 pinturas e pretende retratar, por ordem cronológica, todas as fases da pintura, encontrava-se já em estado de degradação, o que levou a gerência do CoimbraShopping a convidar, mais uma vez, a escola a dar vida à sua criatividade, requalificando cada uma destas telas.
São os alunos que frequentam atualmente a escola, do 5.º ciclo do Ensino Básico ao Secundário, portanto com idades entre os 10 e os 18 anos, que estão a recuperar estas pinturas criadas pelos colegas.
Neste muro, com cerca de 150 metros, encontram-se reproduções de obras que contam, ao longo de cerca de 150 metros de muro, a história da evolução da pintura desde a pré-história ao século XX. “A Criação de Adão”, de Michelangelo, “Las Meninas”, de Pablo Picasso e o “Nascimento de Vénus”, de Botticelli, são algumas dessas obras que podem ser apreciadas por todos os que passam naquela via.
Esta tela gigante vai assim ganhar nova vida, num trabalho que resulta da parceria entre o CoimbraShopping, a Escola e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. A arte está a cargo dos alunos e professores, num trabalho que tem uma duração prevista de perto de três meses. A Junta de Freguesia associou-se a este ato de criação artística oferecendo 380 t-shirts a todos os participantes e o CoimbraShopping executou as necessárias obras de requalificação do muro e disponibilizou todos os materiais necessários.
Para Ana Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping, “é para o centro um orgulho ver que a comunidade tem tanto carinho por este projeto e quer fazer parte da missão de manter intactas as pinturas dos nossos estudantes”. Destaca o facto de este ser um projeto de “várias gerações” e realça o desejo que o centro tem de “manter a nossa cidade bonita”, aguardando assim, com expectativa, “por ver o trabalho final resultante do esforço de centenas de pessoas envolvidas”.
O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, assumiu que é “uma honra patrocinar esta iniciativa” que envolve tantos jovens na reconstituição de um mural que é “uma verdadeira obra de arte”.
Muito feliz ao ver os jovens a dar as primeiras pinceladas, o que sucedeu na sexta feira passada, o diretor da Escola, Lúcio Pratas, “frisou que “esta é uma escola de artes e as artes têm que estar representadas em toda a nossa vida”. Realçou que não se trata de um muro mas sim de “um mural, muito bonito e muito relevante” para todos.
Para além da parceria entre a Escola, o CoimbraShopping e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, agradece também à Câmara de Coimbra pela isenção do pagamento de taxas e à Polícia de Segurança Pública, que acompanha esta obra, com a “presença regular dos seus agentes da Escola Segura”.
Maria João Oliveira, do departamento de marketing do CoimbraShopping, enalteceu ainda o facto de, decorridos 14 anos, apesar da necessária requalificação, as obras se terem mantido “quase intactas em relação a grafitis”, o que demonstra “o respeito que os artistas têm uns pelos outros”.