A Casa dos Pobres promove, na terça feira (10 de dezembro), nas suas instalações de S. Martinho do Bispo, o seu tradicional Almoço dos Românticos. A instituição convida, uma vez mais, a cidade a juntar-se à mesa, a partir das 13h00, e a saborear o famoso cozido à portuguesa, num momento de confraternização onde não faltará também o delicioso arroz doce e outras iguarias típicas.
Nesta edição já com “cheirinho” natalício, a Casa dos Pobres apela à solidariedade de todos os participantes, convidando-os a oferecerem uma prenda aos idosos, através da doação de bens alimentares essenciais, como óleo, azeite, leite, bolachas Maria, arroz, salsichas, atum e bacalhau. “Ao doar estes bens, estará a apoiar todos os utentes que acolhemos e proporcionará um Natal diferente”, explica a instituição.
A par com este almoço que tem já grande tradição, proporcionando o encontro de um grupo de pessoas que se junta para conviver e ajudar a Casa dos Pobres, está a decorrer também, nas suas instalações do Largo do Romal, na Baixa de Coimbra, uma Feirinha Solidária.
Com este evento , que decorre até à semana do Natal, a instituição pretende angariar fundos que ajudem na concretização do projeto de ampliação das suas instalações, de forma a poder acolher mais utentes.
Os visitantes podem encontrar neste espaço muitas e variadas sugestões de presentes, muitos trabalhos artesanais executados pelos utentes da Casa dos Pobres, acompanhados pela técnica artesã, mas também outros produtos resultantes de doações feitas à instituição, como peças de decoração, artigos para o lar, roupa, entre outros. Pontualmente, há ainda outras sugestões, como marmelada e bolinhos secos, confecionados também pelos utentes.
A Direção da Casa dos Pobres, presidida por Maria Luísa Carvalho, convida a população a visitar a feira e apela, uma vez mais, à “habitual generosidade da população de Coimbra para com a instituição”.